Será que matemática e literatura se complementam da mesma forma que a combinação feijão com arroz, que é líder na preferência do brasileiro? Quem não tem a menor dúvida sobre essa questão é a professora Márcia da Silva Martins, que atua na área de Lógica Matemática, Lógica para Ciência da Computação e Raciocínio Lógico há mais de 33 anos, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Depois de ter publicado três obras sobre lógica matemática, ela escreveu um exemplar de poesia (Entre verbo e o coração) e está lançando o livro Encontros entre Contos, publicado pela Editora Kazuá.
Você quer entender o denominador comum entre matemática e literatura? Mais adiante encontrará a resposta, porque agora é o momento de abordar o conteúdo do livro “Encontros entre Contos” que apresenta de forma apaixonada uma entrega à arte de expressar em palavras cenas da vida cotidiana, com as quais o leitor é convidado a entrar em outras relações e experimentar variados sentimentos. “Reúno neste livro a história de diversos personagens, diversas paisagens, sempre procurando retratar a beleza singela que está presente no humano e em sua existência”, conta a autora.
Textos leves, ligeiros, títulos que despertam em quem os lê, o desejo de visitar os lugares descritos, como Luz do Luar ou Paraíso. “Em poucos parágrafos, descrevo meus personagens com o intuito de cativar o leitor. Reais? Fictícios? Não importa. Todos pretendem revelar o que há de melhor no ser humano. Em tempos de tanta intolerância, penso que este livro vem a calhar”, considera Márcia Martins.
Denominador Comum
Quanto ao denominador comum entre matemática e literatura, a professora Márcia Martins explica que o estímulo de ambas é construir algo que tenha cabeça, corpo e membros. “É o desafio de vencer o papel em branco com um produto só seu, da sua mente e cada um de nós é único, visto que por mais intimidade, coleguismo e parceria que duas pessoas tenham, nunca vão enxergar o mesmo tom de azul. Cada um de nós é um somatório de experiências, daí a diversidade do humano e de seus produtos”, esclarece.
“Por mais paradoxal que possa parecer, embora a lógica seja a minha menina dos olhos, eu adoro escrever, poesias, contos e crônicas. Sou meio compulsiva com a questão da escrita”, revela a professora. Segundo ela, a escrita é um ofício deliciosamente encantador e saboroso. “É como que soltar a alma sobre o papel e viajar por mundos nunca dantes imaginados pelo próprio criador do texto. É Instigante e desafiador dar à luz aos escritos que vão alçar voo e pousar em variadas mãos, tomando muitos formatos e significados”, finaliza de forma de filosófica.
Sobre a autora
Márcia Martins, 57 anos, é mestre em Matemática e trabalha na vida acadêmica na área de Matemática, em especial na área de Lógica Matemática, Lógica para Ciência da Computação e Raciocínio Lógico, há mais de 33 anos na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela já atuou também no Instituto Militar de Engenharia (IME), na Petrobrás, em bancas de concursos.
A professora é carioca, mas mora há 27 anos em Niterói. Márcia Martins, de 2012 até 2019, escreveu três livros sobre Lógica e Raciocínio Lógico, publicados pela Editora Ciência Moderna, e outros dois: um de poesia – Entre o Verbo & o Coração - e outro de contos – Encontros entre Contos -, publicados pela Editora Kazuá.