Foi debaixo de forte temporal, na madrugada do último sábado (16), que os voluntários das ONGS Rio de Paz e Ação da Cidadania fincaram juntos 733 pratos vazios nas areias da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Rio de Paz e Ação da Cidadania se uniram em ato contra a fome exatamente em frente ao Hotel Copacabana Palace. Os pratos brancos marcados com cruzes vermelhas representaram as 733 milhões de pessoas que passam fome no mundo, segundo a ONU.
Os manifestantes também carregaram duas faixas com uma mensagem em português e a outra em inglês, um único apelo em duas línguas: Quem tem fome, tem pressa. A intenção foi a de que a mensagem alcançasse os olhares dos chefes de Estados dos países participantes da Cúpula do G20, que aconteceu na última segunda (18) e terça (19), no Museu de Arte Moderna do Rio.
Essa foi a primeira vez que a ONG Rio de Paz, em 17 anos de atuação, convidou outra organização para um ato público. A parceira escolhida foi a Ação da Cidadania, que tem uma longa história de luta contra a fome e a pobreza no Brasil. O presidente da Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, comentou o intuito do ato e Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania, reforçou a importância de ações concretas e da união entre organizações e governos.
Assista na reportagem em vídeo: