Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Projeto sociocultural

Oficina audiovisual leva jovens de comunidades para visitar Museu do Samba

No mês da Consciência Negra, projeto “Olhares Cariocas” promove reflexão sobre a negritude


Foto: Divulgação

Neste sábado (23), o Museu do Samba abre as portas e recebe mais uma vez os jovens de comunidades do Rio de Janeiro da 4a edição do “Olhares Cariocas”. Na próxima oportunidade, a equipe do projeto sociocultural quer promover com todos uma reflexão sobre a negritude, aproveitando o Mês da Consciência Negra.

A visita dos participantes será pela manhã após a entrega de certificado no auditório da quadra da Estação Primeira de Mangueira, onde a turma tem aulas de produção do audiovisual por oito sábados. O projeto com curadoria de Ana Brites e coordenadoria pedagógica de Claudiene Esteves incentiva o jovem à arte digital, uma tendência nas comunidades para inovar na cultura que é desenvolvida nas periferias, criando impacto em todo entorno com o conhecimento e a perspectiva de ensino.

Em novembro, o Museu do Samba abriga exposições como a “Força Feminina do Samba”, que narra a trajetória de grandes sambistas e destaca a potente influência de Dona Zica no samba e na Mangueira. O espaço promove valores como dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e senso de pertencimento.

"No sábado passado, a primeira visita ao Museu do Samba foi enriquecedora para todos. Lá, os jovens conheceram sobre a história do Cartola e dos demais criadores da Mangueira. Uma manhã é pouca para conhecer e refletir sobre a importância desse espaço e dos sambistas, por isso vamos voltar para respirar mais sobre a importância da cultura afro-brasileira", explica Ana Brites.

Olhares Cariocas

Com o celular na palma da mão e sem nenhum custo, o projeto “Olhares Cariocas” é realizado em oito sábados pela manhã. O foco das aulas é a imersão cultural potencializando o aprendizado com oficinas audiovisuais e de artes digitais para jovens a partir de 14 anos, moradores da Mangueira e de outras comunidades cariocas. São oito temáticas de olhares sob diferentes perspectivas, que proporcionam aos participantes uma visão global sobre o audiovisual e a tecnologia aplicada às Artes Digitais e ao Metaverso. Através de oficinas todos têm a oportunidade de capacitação ao mercado da produção audiovisual: Olhar Fotográfico, Olhar Cinematográfico, Olhar periférico, Olhar Artificial, Olhar Artístico, Olhar Digital, Olhar Tridimensional e Olhar Empreendedor. A realização é da Aloha Consultoria & Eventos.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!