Chegou a época dos empregos temporários na indústria e no comércio e estas oportunidades podem, tranquilamente, se tornarem definitivas para quem busca uma nova colocação profissional.
E o que mais os candidatos a estas vagas querem saber é quais são as novas exigências para este preenchimento de vagas temporárias e como eles devem se comportar, caso recebam um chamado neste sentido. “Estas e outras perguntas sempre passam na cabeça de quem está procurando um emprego temporário e sonhando em transformá-lo em trabalho definitivo”, afirma Andréa Greco, psicóloga há mais de 17 anos nas áreas de Recrutamento & Seleção e Treinamento, palestrante internacional e uma das mais premiadas influenciadoras de RH do mercado.
A especialista lista cinco dicas para quem quer aproveitar o mercado aquecido neste final de ano:
1. Mantenha seu currículo sempre atualizado
Parece óbvio, mas, segundo Andrea, muitas empresas eliminam currículos dos processos seletivos por não conseguirem falar com os candidatos para marcarem uma entrevista, por isso é muito importante verificar se o e-mail e o telefone estão atualizados. Também é preciso atualizar o endereço de residência e a data do último emprego.
2. Pergunte aos seus amigos mais próximos se eles podem levar seu currículo na empresa onde trabalham
Quando as empresas abrem vagas temporárias, a primeira comunicação é feita internamente aos colaboradores – muitas vezes, as vagas acabam sendo preenchidas com estas indicações, portanto, networking é sempre o melhor caminho.
3. Busca vagas nos sites de empregos usando a expressão “vagas temporárias”
Este é um cuidado muito importante que se deve tomar pois, na maioria dos sites de empregos, as vagas temporárias aparecem em um espaço exclusivo.
4. Prepare-se para entrevistas presenciais, mas não se esqueça dos encontros online
Normalmente, a primeira seleção é feita por meio de uma ligação telefônica ou por uma chamada em vídeo. Quando sair de casa, certifique-se de que o celular terá acesso constante à Internet e bateria suficiente.
5. Para uma entrevista online, reserve um local silencioso e bem iluminado
Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Atenda ao telefone com uma boa aparência e procure um local com uma parede branca ao fundo.
Para os colaboradores interessados em transformar as possibilidades temporárias em emprego definitivo, Andrea afirma que é preciso estar atento a pequenos detalhes do dia a dia que parecem óbvios, mas que ainda fazem a diferença. “Parece bobagem, mas as empresas têm dificuldade em encontrar características simples na hora de escolher um temporário para ser efetivo. A dica aqui é ser pontual, prestativo, gentil e saber trabalhar em equipe. Além das competências técnicas, o profissional precisa ter em mente que seu comportamento conta, e muito, na hora de ser escolhido para permanecer na empresa depois da temporada de final de ano”, finaliza a especialista.