Após empater em 1 a 1 com a Venezuela na última quinta-feira (14), a Seleção Brasileira volta a campo hoje, às 21h45, na Arena Fonte Nova, na Bahia, diante do Uruguai. A partida encerra a participação das seleções em competições no ano de 2024. As equipes se enfrentaram no primeiro turno, em Montevidéu, e os uruguaios levaram a melhor. Na ocasião, 2 a 0 foi o placar.
Ocupando a quarta posição das eliminatórias da Copa do Mundo, com 17 pontos conquistados (dois a menos do que o rival da noite de hoje), a Seleção Brasileira pode terminar o ano na vice-liderença da competição em caso de vitória e tropeço da Colômbia, que joga contra o Equador. Por outro lado, em caso de empate ou revés, o Brasil pode perder a posição justamente para a Seleção Equatoriana. Para terminar bem o ano, o técnico Dorival Júnior manterá a base do time que começou jogando a última rodada contra a Venezuela. A única alteração deve ser a entrada do lateral direito Danilo no lugar do suspenso Vanderson.
Do outro lado, o Uruguai ocupa a segunda posição da competição, com 19 pontos. Apesar da crise interna de relacionamento entre jogadores e comissão técnica, a Celeste chega empolgada para a partida após a virada histórica, diante da Colômbia, na última rodada. Para a partida de logo mais, a tendência é que “El Loco” Bielsa, técnico da equipe, promova duas mudanças: Varela deve entrar na lateral direita no lugar de Nández, suspenso, e Ugarte, héroi do jogo contra a Colômbia, deve figurar entre os titulares no lugar de Aguirre.
Prováveis escalações:
Brasil – Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner; Bruno Guimarães, Gérson, Raphinha; Savinho, Vini Jr. e Igor Jesus.
Técnico: Dorival Júnior
Uruguai – Rochet, Varela, Giménez, Mathías Oliveira, Saracchi; Ugarte, Valverde, Bentancur; Maxi Araujo, Darwin Nuñez e Pellistri.
Técnico: Marcelo Bielsa
Arbitragem:
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistente 1: Claudio Urrutia (CHI)
Assistente 2: Jose Retamal (CHI)
VAR: Juan Lara (ARG)