O Flamengo é, pela quinta vez em sua história, campeão da Copa do Brasil. Neste ano, o título veio após dois confrontos contra o Atlético Mineiro na final. Na partida de ida, no Maracanã, foi Rubro-negro venceu por 3 a 1. Já na partida de hoje, na Arena MRV, Plata marcou e deu a vitória para o Flamengo.
Foi um primeiro tempo eletrizante em Belo Horizonte. Em desvantagem no placar, o Atlético Mineiro não teve outra saída a não ser tomar as rédeas do confronto e se impor em seu campo de ataque. O Galo explorou bastante as bolas longas e levou perigo em alguns momentos, como em uma pancada de fora da área de Hulk e em chute de Paulinho após bobeada de Rossi na saída de bola rubro-negra.
Já o Flamengo, por sua vez, conseguiu se segurar bem na defesa e ainda assustou a equipe mineira. Foi do rubro-negro, inclusive, a melhor chance da partida, com Arrascaeta. O camisa 14 acertou um peixinho que tirou tinta da trave defendida por Everson, que estava totalmente rendido no lance. Outra boa chance do Flamengo saiu dos pés de Gerson, logo no início da partida, quando o Coringa saiu cara a cara com o goleiro e acabou parando no arqueiro do Galo.
O segundo tempo começou com muita emoção. Logo aos 6 minutos, mais uma grande chance do Flamengo. Bruno Henrique recebeu livre na divisa do campo, arrancou em direção ao gol e bateu na saída de Everson, que fez excelente defesa e jogou para escanteio. O Galo tentava se impor e chegou a levar perigo com Hulk, mas também deixava muitos espaços. Aos 17, mais uma chance do Flamengo nos pés de Bruno Henrique.
O atacante saiu mais uma vez cara a cara com Everson e tentou encobrir o goleiro, que jogou para escanteio em mais uma boa defesa. E o goleiro do Galo estava em tarde inspirada, aos 20, em mais um contra-ataque rubro-negro, Everson saiu nos pés de Michael para evitar que o placar fosse aberto. Aos 34, mais um milagre do goleiro atleticano. Desta vez o arqueiro fez uma defesa dificílima em chute de Bruno Henrique.
Aos 36, o Galo teve a sua melhor chance na partida, quando num bate rebate dentro da pequena área terminou com a zaga do Flamengo tirando a bola em cima da linha. No lance seguinte, Plata saiu arrancou no campo de defesa e bateu por cobertura para finalmente vencer Everson e abrir o placar em Minas Gerais.
Depois do gol, muita confusão entre os jogadores das equipes e também entre os torcedores, que arremessaram objetos dentro de campo, um fogos, inclusive, estourou muito perto de Plata na hora da comemoração. E ainda deu tempo de Everson fazer mais uma defesaça evitando o que seria o segundo gol Rubro-negro. Bruno Henrique arrancou e serviu Plata dentro da área, que tentou bater no contrapé do goleiro, mas acabou parando no goleirão.
Saravia ainda foi expulso aos 51, quando era o último homem e fez falta em Bruno Henrique, que corria livre em direção do gol. Na cobrança da falta, David Luiz bateu e obrigou Everson a fazer mais uma boa defesa.
Agora, na sequência da temporada, as equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta, no Maracanã, desta vez, pelo Campeonato Brasileiro.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! o gol do título do Mais Querido do Brasil na narração de André Luiz Mendes, locutor da Rádio Nacional de Brasília.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 0 ATLÉTICO MINEIRO
FLAMENGO: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (David Luiz), Alex Sandro; Pulgar, Evertton Araújo, Arrascaeta (Fabrício Bruno); Michael (Plata), Gerson e Gabriel (Bruno Henrique).
ATLÉTICO MINEIRO: Everson, Lyanco (Saravia), Bataglia, Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Alisson), Otávio (Alan Kardec), Alan Franco, Zaracho (Bernard), Arana (Rubens); Paulinho e Hulk.
Cartão amarelo: Lyanco (ATM) / Pulgar e Evertton Araújo (FLA)
Cartão vermelho: Saravia (ATM)
Com RadioAgência Nacional