O maior símbolo do natal carioca, a Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, foi Inaugurada em grande estilo na noite deste sábado (14). Aos olhares atentos das pessoas, um lindo esquema de fogos e até música instrumental emocionou o grande público presente.
Este ano, a atração tem 70 metros de altura e conta com 900 mil pontos de luz. Para inauguração, oito balsas foram dispostas em volta da árvore para o espetáculo de luzes e fogos de artifício. O público poderá apreciá-la até o dia 6 de janeiro.
Segundo o Governo do Estado o empreendimento gera aproximadamente 250 milhões de reais para os cofres públicos, por conta do movimento turístico na região.
Pela primeira vez
Se nem o tempo ameno estragou a festa, muitos menos impediu que pessoas viessem de longe prestigiar o momento. Exemplo disso, é a família Leite, que foi em peso para a Lagoa. As sete pessoas, sendo duas amigas da jovem Maria Eduarda, saíram de transporte público de Queimados, na Baixada Fluminense, percorrem mais de 58km e, por fim chegaram às 20h no local.
Para quem assistia apenas pela televisão a árvore, agora pode prestigiar de perto pela primeira vez o principal símbolo do natal. Para a Fisioterapeuta, Flávia Leite, o momento foi único. "Sempre tive curiosidade de presenciar esse momento. Sempre víamos pela televisão e achávamos tudo isso encantador. Vivenciar esse momento foi gratificante", conta a queimadense.
Tradição que encanta
Um dos principais eventos do calendário turístico do Rio de Janeiro estava ameaçado de não acontecer por falta de patrocínio. Por isso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa selou uma parceria com a Light junto a Lei de Incentivo à Cultura, que custeará 14 milhões de reais.
Considerada a maior árvore de natal em todo país, ela se tornou um símbolo de fim de ano, principalmente para os cariocas, no ano de 1996. Em 2016, a Bradesco Seguros, que patrocinava sozinha a árvore, decidiu desistir do empreendimento. Já no ano de 2017, a estrutura não foi montada.
De tão incorporada à paisagem do Rio, a árvore voltou no ano passado, através de um projeto idealizado pela Dream Factory, com patrocínio da Petrobrás.
Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a Árvore da Lagoa reuniu 400 mil pessoas no ano passado, 10% turistas de fora do estado. O evento cria 3,8 mil postos de trabalho temporário.
Feriados da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), impulsionados pelo Encontro da Cúpula do G20, abriram a alta temporada de turismo no Estado do Rio