Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

As aventuras do tempo

Míriam Leitão leva crianças de ONG a lançamento de seu novo livro

Evento foi realizado no último sábado em shopping da Zona Sul carioca


Foto: Divulgação/Rafaela Cassiano
Se por um lado um universo fantástico de cores e ilustrações pode ter grandes significados, por outro pode representar um momento ímpar. Esses dois cenários resumem o lançamento do livro "As aventuras do tempo", escrito pela jornalista Míriam Leitão

A obra conta a história de Mel, que tem uma dúvida sobre a infância de sua avó. O livro foi lançado na tarde deste último sábado (14), na Livraria da Travessa, no Leblon, Zona Sul do Rio. A escritora recebeu nove crianças da ONG Afrotribo e que estiveram pela primeira vez num lançamento de livro infantil.

A ideia, segundo a jornalista, surgiu com o objetivo de levar a literatura para crianças e quebrar um paradigma de segregação. "Eu imaginei esse projeto, junto com a Rafaela, desde o livro 'Flavia e o bolo de chocolate', pois estava incomodada do fato que eu iria lançar a obra no Leblon e, infelizmente o Brasil e a cidade são divididos socialmente. Eu queria que crianças que participam de projetos sociais tivessem a oportunidade de passar um dia comigo dentro da livraria", conta a apresentadora da Globo News.

Tudo começou no lançamento de seu segundo livro infantil, "Flavia e o bolo de chocolate" - em 2016 - que Míriam Leitão teve a ideia de, assim como diz no livro, colorir em tons de peles as crianças que frequentam o Shopping da área nobre do Rio de Janeiro.

E é neste intuito de promover o acesso ao mundo da literatura para aqueles que, talvez, não teriam a chance de se aproximar de uma livraria por conta da desigualdade social que cega as expectativas de várias famílias.

"Quando eles chegam aqui eu sou cerca de carinho e elas tem uma reação muito interessante quando apresentamos o livro. Na verdade, sou a grande beneficiária de uma ação que acabou virando um projeto. A ideia é a cada lançamento convidar crianças que participam de projetos sociais para passar um dia comigo dentro de uma livraria da Zona Sul", enfatiza a escritora.

As crianças da ONG Afrotribo, coordenada por Paula Dias, desfrutaram desse dia de sonho. Atravessaram a ponte Rio-Niterói, passaram no túnel, viram a Lagoa Rodrigo de Freitas, cantaram o hino do flamengo ao passar em frente ao clube e vibraram ao receber o livro da autora. Saíram correndo e deram um abraço coletivo, seguido de palavras de agradecimento, que seguiu de vários depoimentos de como foi a viagem até o local.

Com certeza muitos não imaginariam que a jornalista Míriam Leitão, que a frente das telas da televisão faz análises da política e economia brasileira, era também autora do universo infanto-juvenil. Ela conta o real motivo que levou a escrever seis obras infantis.

"A inspiração para escrever livros infantis veio logo após virar avó junto aos meus netos e, junto a eles, começava a contar histórias. A partir daí comecei a escrever essas histórias. E é com eles que começo a construção do livro", afirma.

Contra o racismo

Questionada sobre o sentimento após essa vivência com crianças de áreas carentes, Míriam Leitão diz ser grata as pessoas que a ajudam e enfatiza: "O Brasil deveria ser mais misturado, pois o racismo brasileiro separa as pessoas, que não dão conta de que estão se descriminando ao viver em uma bolha cheia de brancos. Me sinto feliz em ver meu país mistura e, claro, me sinto bem ao estar dentro de um ambiente onde ter brancos e negros. Toda essa beleza me encanta", afirma.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!