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Aprendizado contínuo

Liderança Estratégica: protagonismo da equipe para o sucesso do negócio

Pesquisa aponta que empresas com colaboradores altamente engajados têm 21% mais chances de aumentar a rentabilidade


Foto: Divulgação

De acordo com um levantamento da Gallup, pesquisa de opinião dos Estados Unidos, organizações que conseguem promover o engajamento entre seus colaboradores têm 21% mais chances de aumentar a rentabilidade em comparação àquelas com níveis mais baixos de envolvimento. Nesse contexto, a liderança estratégica, que integra pessoas e processos, se torna um fator decisivo para o sucesso.

"Liderar de forma eficaz envolve inspirar e engajar os colaboradores, conectando seu trabalho ao propósito da organização. Um modelo de gestão visionário que não apenas busca o crescimento da empresa, mas também o desenvolvimento dos colaboradores", explica Thana Mondego, especialista em gestão de pessoas.

De acordo com ela, para engajar os colaboradores em um ambiente de trabalho é preciso fazer algumas abordagens efetivas, como:

* Entender a Relação do Trabalho com a Vida: Ajudar os colaboradores a perceberem como suas funções impactam não só suas vidas, mas também a sociedade.

* Participação em Atividades: Promover a participação ativa em eventos corporativos, criando um senso de comunidade.

* Sentimento de Pertencimento: Fomentar um ambiente onde todos se sintam parte do time, valorizando suas contribuições individuais.

"Um desafio significativo enfrentado por muitas organizações é a falta de envolvimento da média gerência, o nível de gestão que atua entre a alta gerência e os funcionários, nas discussões estratégicas. Pesquisas indicam que mais de 80% das empresas não incluem essa camada de gestão nas conversas sobre estratégia, o que pode criar uma desconexão entre a visão e a execução", destaca Thana.

Diversidade e Segurança Psicológica

A diversidade geracional é outro ponto crítico. "Colocar pessoas de diferentes idades em projetos conjuntos estimula a convivência e potencializa os pontos fortes de cada faixa etária", afirma Mondego. Além disso, a segurança psicológica — a capacidade de se sentir seguro para expressar opiniões em um ambiente respeitoso — é essencial para fomentar um clima de confiança.

Para Mondego, promover uma cultura de aprendizado contínuo também é fundamental. "Ao engajar colaboradores e cultivar um ambiente de respeito, diversidade e aprendizado, as organizações se preparam não apenas para enfrentar os desafios do presente, mas também para construir um futuro mais responsável", diz Thana.


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