TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

De encontro histórico a renúncia de Maduro, os acontecimentos no mundo

Teve visita do Papa em países da península arábica e pedidos de impeachment

Por Kaio Serra em 31/12/2019 às 14:44:29

O ano de 2019 foi conturbado em todas as regiões do planeta. Nos Estados Unidos, o ano se encerra com o pedido de impeachment aprovado na Câmara dos Deputados, contra o Presidente Donald Trump. Na América Latina, novos governos surgiram, além de vários protestos que varreram a região.

Já na Europa, o acordo para o Brexit para não se tornar realidade e, ao que parece, permanecerá causando discussões no Velho Continente, também em 2020.

Áustria legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Considerando todas as leis existentes discriminatórias, o Tribunal Constitucional da Áustria legalizou o casamento entre casais do mesmo sexo. Ao fazer isso, a Áustria se juntou a várias outras nações europeias, como Alemanha, França e Espanha. Antes disso, os casais do mesmo sexo no país só podiam entrar em uniões estáveis, mas não se casavam.

China realiza primeiro pouso no lado escuro da lua

A China se tornou a primeira nação do mundo a posar com segurança e sucesso uma espaçonave no lado escuro da lua. Este é o lado da lua nunca pode ser visto da Terra, então qualquer missão exigiria um satélite de retransmissão. O satélite de revezamento Queqiao da China ajudou a sonda Chang'e-4 a pousar na cratera Von Kármán. A missão tem como objetivo estudar a idade e a composição da região e obter mais informações sobre o início do sistema solar e da Terra.

Primeira visita papal à Península Arábica

O Papa Francisco se tornou o primeiro na história a visitar a Península Arábica depois de chegar a Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O objetivo da visita foi participar de uma conferência sobre relações entre cristãos e muçulmanos e realizar uma enorme massa na arena esportiva de Abu Dhabi para a comunidade católica local.

Macedônia é renomeada

Pondo fim a uma disputa de décadas com a Grécia e dando um passo à frente para a integração na OTAN e na União Europeia, a República da Macedônia mudou oficialmente seu nome para República da Macedônia do Norte. Segundo o porta-voz do governo, Mile Boshnjakovski, o idioma nacional ainda seria chamado de "macedônio".

Ataque suicida mata forças de segurança indianas e provoca conflito com o Paquistão

Quarenta funcionários da Força Policial da Reserva Central Indiana (CRPF) foram mortos quando um veículo carregado de explosivos bateu em seu ônibus no distrito de Pulwama, na Índia. A Índia culpou o Paquistão pelo ataque e, nas consequências, a Força Aérea Indiana bombardeou um campo de treinamento terrorista no Paquistão em 26 de fevereiro. Os dois países chegaram perto da guerra antes que a tensão diminuísse.

O transplante de células-tronco torna o HIV do paciente 'indetectável'

Apenas no segundo caso desse tipo, um transplante de células-tronco tornou "indetectável" o HIV de um paciente de Londres. Os médicos relataram que ele estava em remissão por 18 meses e havia parado de tomar medicamentos para o HIV. Embora os especialistas sugiram que é muito cedo para dizer que ele estava completamente curado do HIV, mas isso marca um passo mais perto de encontrar uma cura.

Acidente de avião da Ethiopian Airlines mata 157

O voo 302 da Ethiopian Airlines, com destino a Nairóbi, caiu perto da cidade de Bishoftu, na Etiópia, depois de decolar do Aeroporto Internacional de Addis Abeba. Todas as 157 pessoas a bordo perderam a vida e o acidente se assemelhou ao de um avião da Lion Air em outubro de 2018. Ambas as aeronaves eram modelos Boeing 737 MAX 8, provocando um debate global sobre sua segurança e resultando no aterramento do modelo por empresas aéreas e reguladores em torno o Globo.

Ciclone Idai chega a Moçambique

Mais de 1.000 pessoas perderam a vida depois que o ciclone da categoria 3 atingiu Moçambique, causando estragos no país, juntamente com os vizinhos Zimbábue e Malawi. Resultou em fortes chuvas e inundações de rios, que inundaram aldeias inteiras. Segundo estimativas do Banco Mundial, os países afetados enfrentaram danos financeiros de mais de US $ 2 bilhões.

Ataque terrorista mata 50 na Nova Zelândia

Pelo menos 50 pessoas foram mortas e outras 50 ficaram feridas depois que um homem armado abriu fogo na Mesquita Al Noor e no Centro Islâmico Linwood, em Christchurch. O agressor, posteriormente identificado como cidadão australiano Brenton Harrison Tarrant, foi preso e acusado de assassinato. A primeira-ministra Jacinda Ardern descreveu os ataques como "um dos dias mais sombrios da Nova Zelândia", e o país aprovou uma proibição generalizada de armas semiautomáticas e rifles de assalto seis dias depois.

Revelada a primeira imagem de buraco negro

Capturada pelo Event Horizon Telescope, a primeira imagem de um buraco negro já foi divulgada neste dia. Localizado na galáxia Messier 87, o buraco negro fica a 500 milhões de trilhões de quilômetros da Terra e quase três milhões de vezes o tamanho do nosso planeta.

Julian Assange é preso.

Depois de sete anos refugiando-se na Embaixada do Equador em Londres, Inglaterra, o co-fundador do WikiLeaks foi preso depois que ele foi considerado culpado por não se render ao tribunal. Ele também enfrenta acusações federais de conspiração nos EUA por vazamentos de segredos do governo. Atualmente, audiências de extradição estão acontecendo contra Assange nos tribunais britânicos.

Incêndio na Catedral de Notre-Dame

Um incêndio consumiu a catedral de Notre Dame, com 850 anos de idade, em Paris, França, causando grandes danos à estrutura icônica. Uma grande parte do telhado e sua torre foram destruídas pelo incêndio. Autoridades sugeriram que o incêndio pode ter sido iniciado pelos trabalhos de restauração em andamento no marco gótico.

Kim Jong Un se encontra com Vladimir Putin

O ditador da Coréia do Norte, Kim Jong Un, visitou a Rússia para uma cúpula com o presidente Vladimir Putin e outros líderes da nação. Putin disse que Kim "falou livremente sobre todas as questões que estavam na agenda", acrescentando que o líder norte-coreano precisa de garantias internacionais de segurança em troca do fim do programa nuclear do país. A reunião ocorreu depois que as negociações entre os EUA e a Coréia do Norte foram interrompidas em fevereiro.

Revolta contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A reeleição de Nicolás Maduro para um segundo mandato em maio de 2018 foi alvo de críticas em meio a reivindicações de manipulação de votos e boicote da oposição. Em janeiro de 2019, o líder do partido Vontade Popular Juan Guaidó se declarou presidente interino, ganhando apoio dos cidadãos e conquistando reconhecimento de mais de 50 nações. Em 30 de abril, ele liderou uma revolta chamada "Operação Liberdade" para expulsar o regime de Maduro. Pelo menos quatro pessoas foram mortas nos confrontos que se seguiram.

Primeira abdicação de um monarca japonês em dois séculos

O primeiro monarca japonês a abdicar em 200 anos, o imperador Akihito desceu do trono do crisântemo, marcando o fim da era Heisei. Um dia depois, seu filho Naruhito subiu ao trono, inaugurando a era Reiwa.

Nasce Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

Sétimo na linha de sucessão ao trono britânico, Archie Mountbatten-Windsor nasceu do príncipe Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex.

“Vingadores – Ultimato” se torna o filme mais rápido a atingir a marca de US $ 2 bilhões

Apenas no segundo final de semana de seu lançamento, "Vingadores - Ultimato" se tornou o mais rápido a atravessar US $ 2 bilhões em coleções globais. Ele derrubou a coleção de "Titanic" (1997), que é de US $ 2,18 bilhões, em 11 dias. A coleção de “Endgame” na última semana de junho foi de US $ 2,75 bilhões e o único filme que o supera é “Avatar” (2009), com uma coleção mundial de US $ 2,78 bilhões.

Taiwan legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Taiwan se tornou o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um tribunal constitucional já havia decidido o mesmo em 2017 e o parlamento recebeu um prazo de dois anos para aprovar as mudanças.

Niki Lauda falece

O tricampeão mundial de Fórmula 1 da Áustria morreu aos 70 anos, após um transplante de pulmão há oito meses. "Com profunda tristeza, anunciamos que nosso amado Niki faleceu pacificamente com sua família na segunda-feira", disse sua família em comunicado divulgado por uma agência de imprensa austríaca. Lauda ganhou o título da F1 em 1975, 1977 e 1984.

Theresa May renuncia formalmente

Depois de quase três anos atuando como primeiro-ministro do Reino Unido, May deixou formalmente o cargo de líder do Partido Conservador no governo devido às fracassadas negociações do Brexit. Ela continua sendo a primeira ministra até o partido eleger um novo líder em julho de 2019.

Mais de um milhão de pessoas protestam contra a extradição de Hong Kong

Quase 1,03 milhão de pessoas compareceram a uma marcha protestando contra uma proposta de legislação que permite a extradição de indivíduos, incluindo estrangeiros, para a China continental para serem julgados. Depois que os protestos se tornaram violentos, a chefe-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou que o projeto seria suspenso indefinidamente. No entanto, os protestos continuaram, a fim de garantir a retirada completa da lei.

Marta se torna a maior da história da Copa do Mundo.

Com seu gol contra a Itália durante uma partida da Copa do Mundo Feminina da FIFA em Valenciennes, França, a atacante brasileira Marta superou a estrela alemã Miroslav Klose como a artilheira dos torneios femininos ou masculinos. Este foi seu 17º gol na Copa do Mundo.

Encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-Um

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se reuniram em 30 de junho na zona desmilitarizada na fronteira entre as Coreias, conhecida como DMZ. Durante o encontro em Panmunjom, Trump entrou, por um breve momento, em território da Coreia de Norte e disse que foi “um grande dia para o mundo”. Os líderes se cumprimentaram com um aperto de mão, e o norte-coreano destacou que era a primeira vez que um presidente dos EUA visitava o país.

A Renúncia de Evo Morales

Depois da disputada e controversa reeleição do presidente Evo Morales, em 20 de outubro, a Bolívia viveu três semanas de protestos que deixaram vários mortos. Abandonado pela Polícia e pelo Exército, Morales renunciou e foi para o exílio no México. A senadora de direita Jeanine Áñez se proclamou presidente interina sem que o quórum mínimo necessário tivesse sido alcançado. Morales denunciou um "golpe". Hoje ele atua como chefe de campanha do seu partido, o MAS, rumo ao novo pleito, que deve ser realizado no primeiro trimestre de 2020, mas não pode entrar como candidato. O atual governo o denuncia por incentivo à desordem, influenciando apoiadores a realizarem manifestos pelo país.

A Morto do Líder do Estado Islâmico

Em 27 de outubro, Donald Trump anunciou que o líder do grupo Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, morreu em um ataque das forças especiais dos Estados Unidos no noroeste da Síria. Considerado culpado por inúmeros abusos e atrocidades durante cinco anos em grande parte do Iraque e na Síria, além de ataques sangrentos pelo mundo, Baghdadi detonou um cinturão de explosivos na localidade onde estava escondido após ser encurralado. O grupo jihadista foi derrotado no final de março por uma ofensiva liderada pelas forças curdas, apoiada pela coalizão internacional liderada pelos EUA. Desde então, os combatentes do EI atuam às escondidas e instalaram células adormecidas na Síria.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.