TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Acidente aéreo mata maior autoridade militar de Taiwan

Oito pessoas morreram na queda forçada de helicóptero

Por Kaio Serra em 02/01/2020 às 12:59:10

Oito oficiais militares de Taiwan, incluindo o chefe do Estado Maior, morreram quinta-feira (02) quando um helicóptero Black Hawk caiu enquanto os transportava para uma inspeção de ano novo em uma base militar na costa leste da ilha asiática.

O acidente ocorreu apenas uma semana antes das eleições gerais que, de acordo com as pesquisas, reelegerá o atual presidente Tsai Ing-wen. O escritório de campanha de Tsai disse que suspenderia o processo eleitoral por três dias, para que ela pudesse responder ao incidente como comandante em chefe das forças armadas.

"Minhas mais profundas condolências para os soldados que morreram no acidente de helicóptero de hoje, bem como para suas famílias", escreveu Tsai no Twitter . "Faremos tudo o que pudermos para ajudar suas famílias neste período de perdas e investigar a causa do acidente".

Treze pessoas estavam a bordo do helicóptero UH-60M modelo Black Hawk, que estava a caminho da base militar em Dongao, no nordeste, como parte de uma inspeção antes do feriado do Ano Novo Lunar no final deste mês, informou a Agência Central de Notícias de Taiwan.

O helicóptero desapareceu das telas de radar cerca de 10 minutos após a decolagem, colidindo em uma área montanhosa entre a capital e a costa.

Não ficou claro o que causou o acidente do Black Hawk, vendido às forças armadas de Taiwan pelos Estados Unidos em 2010, mas a mídia local disse que o piloto havia relatado o clima como um problema pouco antes do helicóptero perder o contato.

Fotos da cena mostraram o helicóptero destruído em meio a troncos de árvores quebrados em uma encosta coberta por névoa.

O Ministério da Defesa Nacional confirmou que o chefe do Estado Maior, general Shen Yi-ming, estava entre os mortos. Shen, que tinha 62 anos, comandava a força aérea de Taiwan até seis meses atrás, quando se tornou chefe do Estado Maior, colocando-o no comando da defesa da ilha contra a China.

A China considera Taiwan uma província separatista. O presidente chinês, Xi Jinping, vem fazendo exigências cada vez mais agressivas sobre o uso da força para "reunificar" o país, embora Taiwan nunca tenha sido parte da República Popular da China.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.