TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

EUA x Irã: ataque de mísseis, queda de avião e terremoto deixam o mundo em alerta

Os fatos envolvendo os dois países chamaram à atenção dos noticiários

Por Jonas Feliciano em 08/01/2020 às 08:33:26

Imagem: Reprodução do Twitter

Nesta quarta-feira (8), o mundo amanheceu assombrado por notícias envolvendo o Irã e os EUA. Isso porque, ainda na noite da última terça (7), os iranianos revidaram o ataque americano que matou o general Qassim Soleimani. As bases aéreas de Al-Asad e Irbil foram atingidas por mísseis balísticos. Na ocasião, pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, justificou a ação.

"O Irã adotou e concluiu medidas proporcionais de legítima defesa, de acordo com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, em direção a bases a partir das quais saíram ataques armados covardes contra nossos cidadãos e funcionários de alto escalão. Não buscamos uma escalada (dos conflitos) ou guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão", escreveu Zarif.

Imagem: Reprodução do Twitter

O presidente americano também usou a rede social para informar sobre o contra-ataque iraniano.

"Tudo está bem! Mísseis lançados do Irã em duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos ocorridos agora. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã", informou.

Imagem: Reprodução do Twitter

Logo no início da manhã desta quarta, por volta de 6h12 (horário local), um avião caiu em Teerã. De acordo com informações de agências internacionais, o voo PS752 da companhia Ukraine International Airlines saia da capital iraniana para Kiev, na Ucrânia. Haviam 176 pessoas a bordo. Inicialmente, cogitou-se a possibilidade do acidente ter relação com o conflito entre o país e os Estados Unidos. Contudo, a embaixada ucraniana já informou que a causa foi uma falha mecânica.

Durante a madrugada, um terremoto também atingiu o território do Irã. O tremor de magnitude 4.9 aconteceu em Basher, uma região próxima a uma usina nuclear do Irã. A notícia também gerou especulações sobre testes nucleares realizados pelo país. Entretanto, não há confirmação sobre essa hipótese.

Imagem: Reprodução do Twitter

Imagem: Reprodução do Twitter

Imagem: Reprodução do Twitter

Imagem: Reprodução do Twitter


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.