Rio tem sensação térmica de 48°C, a maior já registrada neste ano
Tendência é que o calorão continue para este fim de semana.
Céu azul, praias lotadas e muito calor. Essa realidade dos cariocas durante o verão e está sexta-feira (10) veio contudo, pois a sensação térmica chegou a 48,6°C na estação de Irajá, na Zona Norte do Rio. O índice de calor é o maior já registrado neste ano, de acordo com o sistema Alerta Rio. E a tendência é que o calorão continue para este fim de semana.
Além de Irajá, a estação de Guaratiba registrou 46,9°C, seguido de Santa Cruz e Jardim Botânico, que ambas ficaram na casa dos 40 graus.
A sexta-feira começou com tempo estável na cidade do Rio de Janeiro, com claro a parcialmente nublado. Os ventos estiveram fracos a moderados e as temperaturas permaneceram estáveis em relação ao dia anterior, com máxima registrada de 38,0°C às 14h45min na estação Irajá e mínima registrada de 22,0°C às 04h30min na estação Alto da Boa Vista.
Neste sábado (11), a temperatura máxima pode alcançar os 39°C e, a mínima é de 22°C. É possível que no fim da tarde e noite pancadas de chuvas isoladas atinga a cidade maravilhosa.
Sensação térmica: o que é?
A sensação térmica é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada. O índice de calor, ou sensação térmica, em regiões quentes como a Cidade do Rio de Janeiro, considera a temperatura do ar e a umidade relativa no seu cálculo. Quando a umidade relativa é elevada, a taxa de vaporização do suor produzido pelo corpo é reduzida, fazendo com que ele mantenha mais calor, do que aconteceria em uma no ar seco mais seco, por exemplo.