O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, participará da 10ª Cúpula dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que ocorre em Joanesburgo, na África do Sul. A viagem de Guardia ao país africano será no período de 25 a 28 de julho.
Ainda nesta quarta-feira (25), Guardia esteve na Reunião do Comitê Financeiro e do Conselho de Administração da Vale, no Rio de Janeiro. Na noite de segunda-feira, a Moody's elevou o rating da empresa de 'Ba1' para 'Baa3', com perspectiva estável, o que coloca a mineradora novamente na faixa de grau de investimento. Isso faz da Vale a primeira empresa brasileira a recuperar grau de investimento das três agências de risco.
Empresa reduz níveis de endividamento
Segundo a agência, o aumento na nota da Vale reflete a melhora contínua de suas métricas de crédito, baseada na melhora do perfil de produção e redução nos níveis de endividamento. "A conclusão do projeto S11D possibilitou um aumento substancial na produção de baixo custo, ao passo que o aumento do foco no blending de minério de ferro de melhor qualidade e maiores prêmios deram suporte à lucratividade da empresa".
A elevação da nota da Vale também incorpora o acordo assinado em 25 de junho entre a mineradora, a BHP e as autoridades brasileiras para dirimir os danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, da Samarco.
Por outro lado, a Petrobras, que está no foco das investigações da Operação Lava Jato, permanece classificada como BBB- com a chamada “perspectiva negativa”. Ou seja, a empresa ainda pode sofrer com novos rebaixamentos no futuro.