Com passagens pelo Bope, onde serviu durante seis anos, Batalhão de Choque e Comando de Polícia Pacificadora (CPP), o capitão Wellington Moreira é o novo coordenador do programa Niterói Presente. Ele substitui o major David Costa, que foi transferido para o Lapa Presente, no Rio. O projeto tem três bases (Centro, Fonseca e São Francisco/Charitas/Jurujuba) e é financiado com recursos da Prefeitura de Niterói, que mantém dois terços dos agentes que fazem o policiamento ostensivo da cidade,
Morador do Ingá, o capitão tomou posse nesta terça-feira (14) após várias reuniões com seu antecessor, que ficou mais de dois anos no posto. Ao assumir, o oficial lembrou que Niterói vinha sofrendo com o avanço da criminalidade e que o Niterói Presente restabeleceu o direito de ir e vir nas três áreas onde atua:
"Não tenho dúvidas que esta é a missão mais importante da minha carreira, embora já tenha servido em unidades de excelência da PM. Como cidadão de Niterói que sou, é uma honra servir na minha cidade", disse o oficial.
O Niterói Presente reduziu a praticamente zero o número de ocorrências policiais graves em São Francisco, Charitas e Jurujuba. Os números de roubos e furtos de carros e de assaltos a transeuntes despencaram. Os policiais, que têm base operacional no Clube Naval, atuam em grupo de três agentes. Usam carros, motos e bicicletas, estas para patrulhar o calçadão da orla marítima de São Francisco e Charitas. Todas as ações são filmadas e as abordagens reduziram os delitos praticados por assaltantes que usam motocicletas.
Satisfeitos com a redução dos índices de criminalidade, moradores dos bairros atendidos pelo Niterói Presente chegaram a fazer manifestações em defesa da permanência do major David à frente do programa, cuja coordenação é indicada pelo gabinete do governador Wilson Witzel. A comunidade chegou a fazer um abaixo-assinado, mas o governo estadual alegou que o major estava há dois anos na coordenação e que as mudança de comando em unidades é uma rotina no serviço militar.
“Procuramos prestar todo tempo foi um serviço público de qualidade, com atendimento personalizado. Eu e meu time buscamos atender os niteroienses em todas as demandas e lhes entregar segurança pública de qualidade”, afirmou o major David na mensagem de agradecimento e despedida.
Representando do Conselho Comunitário de Segurança de São Francisco, Marinice Machado confirmou os bons resultados do Niterói Presente e destacou o bom relacionamento do major David com as comunidades atendidas pelo programa:
"Esperamos que o capital Moreira dê continuidade ao trabalho desenvolvido pelo major David que, juntamente com seus auxiliares, manteve uma cordialidade na solução dos problemas levados pelos moradores, o que facilitou muito o trabalho, especialmente aqui em São Francisco", revelou.