O Vasco abusou das falhas individuais e foi derrotado por 3 a 1 pela LDU na noite desta quarta-feira (25) na altitude de Quito, no Equador pela segunda fase da Copa Sul-Americana. A estratégia do técnico Jorginho de segurar o ímpeto dos donos da casa durou somente até os 10 minutos quando Anangonó abriu o placar, aos 19 Jhojan Julio ampliou após falha da defesa cruzmatina. Thiago Galhardo colocou o time da Colina no jogo novamente ao diminuir de pênalti aos oito do segundo tempo, mas ficou nisso só. Anangonó, mais uma vez, fechou o placar aos 41 em mais uma bobeada da defesa vascaína.
O jogo
Logo aos quatro minutos de jogo o zagueiro Ricardo recebeu cartão amarelo após falta dura, um minuto depois Anangonó quase abriu o placar para a LDU, mas Martín Silva salvou. No entanto o arqueiro uruguaio não teve a mesma sorte aos nove quando o mesmo Anangonó cabeceou livre após receber bola da direita, a jogada nasceu de uma falha do volante Bruno Cosendey. Aos 19 foi a vez de Ricardo errar na saída de bola e no desenrolar do lance Jhojan Julio teve que chutar duas vezes, após a bola bater na zaga, para ampliar para o time equatoriano. Ele quase fez o terceiro dez minutos depois, chegando por de trás da defesa e se atirou na bola que por pouco não entrou, Martín já tava batido.
Mesmo errando na conclusão das jogadas, o Vasco conseguiu diminuir aos oito da segunda etapa quando o atacante Kelvin se chocou com o meia Guerra na área e o árbitro venezuelano Juan Soto marcou pênalti, gerando muita reclamação dos donos da casa, alheio a isso, Thiago Galhardo converteu e diminuiu para o time brasileiro. Apesar de se animar com o gol e ir para cima do adversário, foi o LDU que quase ampliou aos 15 quando Anangonó subiu entre dois marcadores e testou para a defesa de Martín. Em novo duelo entre os dois, o goleiro vascaíno defendeu de joelhos outra chance do atacante que recebeu livre e chutou de esquerda. Aos 26 Jorginho mudou o ataque sacando Kelvin e colocando Paulo Vitor, mas foi a LDU que seguiu levando perigo com Anangonó, após quase marcar mais uma vez aos 36, ele deu números finais a partida aos 41 quando ganhou no alto de Ricardo após cruzamento de Chalá e cabeceou no canto sem chances para Martín.
As duas equipes voltam a se enfrentar somente no dia 9 de agosto em São Januário, com o Vasco tendo que vencer por dois gols de diferença para se classificar.