Na última quarta-feira (29), a RioSaúde assumiu mais três unidades da rede de saúde mental do município. De acordo com a organização, por orientação do prefeito Marcelo Crivella, já estão sendo concluídas as admissões diretas dos funcionários que eram da OS Viva Rio e decidiram permanecer trabalhando nos Centros de Atenção Psicossocial Paulo da Portela, Miriam Makeba e na Unidade de Acolhimento Adulto Metamorfose Ambulante. Essas unidades funcionam em Olaria e Madureira, na Zona Norte, e, juntas, acompanham mais de 900 pacientes.
Ainda segundo a OS, a admissão direta dos profissionais é uma prática da RioSaúde em todas as unidades que passou a gerenciar em substituição a outras. A medida visa à continuidade do cuidado aos pacientes, sem interrupção do serviço assistencial, e a permanência das equipes que já conhecem a rotina da unidade. O convênio da RioSaúde estabelece que além da assistência, a empresa deve ser responsável pelos serviços de apoio para manter a unidade funcionando, como, por exemplo, a limpeza, vigilância, alimentação e lavanderia.
O processo de transição vai ser acompanhado de perto pela Superintendência de Saúde Mental para sanar eventuais problemas e dar auxílio à nova gestão. Com os dois CAPS e a Unidade de Acolhimento, chega a 78 o número de unidades administradas pela entidade. No início da atual gestão municipal, eram quatro unidades.
Vale destacar que os CAPSad III, Paulo da Portela e Miriam Makeba, são unidades de atendimento e reabilitação psicossocial para adultos e adolescentes com sofrimento mental agudo relacionado ao uso de álcool e/ou outras drogas. Elas funcionam 24 horas, todos os dias, incluindo finais de semana para acompanhamento dos pacientes já cadastrados e de 7h às 19h para atendimento de novos pacientes.
O tratamento oferecido inclui assistência multiprofissional e cuidado psicossocial, conforme o quadro de saúde e às vulnerabilidades psicossociais que apresentem. O atendimento é interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, e articulado com as demais unidades de saúde e com unidades de outros setores. Quando necessário, sempre inclue a família e a comunidade nas estratégias de cuidado.
A Unidade de Acolhimento Adulto Metamorfose Ambulante é vinculada ao CAPSad III Miriam Makeba e conta com equipe qualificada para o acolhimento de pessoas acompanhadas pelos CAPSad em situação de alta vulnerabilidade, acolhendo o usuário visando ajudá-lo a reconstruir seus laços sociais e seus projetos de vida.
A APSad III Miriam Makeba oferece assistência aos bairros de Bonsucesso, Ramos e Maré. A unidade fica na Rua Professor Lacê, N° 485, em Ramos. Já a UAA Metamorfose Ambula está licalizada na Rua Filomena, N° 299, em Olaria. Enquanto o CAPSad III Paulo Portela presta atendimento em Madureira e adjacências e fica na Rua Pirapora, N° 69, em Madureira.