TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Athletico-PR e Flamengo decidem a terceira edição da Supercopa

Jogo será em Brasília e empate leva aos pênaltis

Por Marcos Vinícius Cabral em 16/02/2020 às 08:37:00

Foto: Thais Magalhães/CBF

Criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 1990, a Supercopa do Brasil vai fazer com que Athletico-PR e Flamengo busquem nesse domingo (16), às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o primeiro título do ano.

Quase 30 anos sem ser realizado, o torneio colocará frente a frente duas equipes que ganharam seis títulos nos últimos dois anos: três do Athletico-PR (Campeonato Paranaense e Copa Sulamericana, ambos em 2018 e a Copa do Brasil em 2019) e três do Flamengo (Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América, todos ano passado).

Para esta decisão o Flamengo tem problemas na zaga.

Os zagueiros Léo Pereira e Gustavo Henrique, que disputam posição para formar com Rodrigo Caio a zaga titular, não vão jogar.

Léo Pereira foi descartado por sentir dores na posterior da coxa esquerda, enquanto que Gustavo Henrique cumpre suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de uma expulsão contra o Avaí quando ainda defendia as cores do Santos.

Assim, Rodrigo Caio, que retorna após se recuperar de um corte no joelho direito, vai formar dupla com Thuler.

"O Athletico foi um time que fez grandes jogos contra a nossa equipe no ano passado e vem muito forte para esta temporada. Com certeza será um grande jogo neste domingo, que vai exigir muito de nós", disse Jorge Jesus exigindo respeito ao adversário.

Já pelo lado do Athletico-PR o desfalque é o lateral-direito Jonathan, que sequer viajou com a delegação por conta de uma lesão na coxa direita. Khellven assume a vaga. Após negociar a renovação de contrato, o atacante Rony estará em ação.

Pregando otimismo mas reconhecendo que a equipe carioca vive um grande momento, Dorival Júnior, técnico do Furacão, foi objetivo.

"Confio muito no potencial da minha equipe. Apesar de jovem, é aguerrida, agressiva, que vai procurar criar todas as dificuldades possíveis à grande equipe do Flamengo. Espero que tenhamos um grande espetáculo. O Athletico se preparou muito para essa partida, sabendo da importância da competição", enfatizou.

Caso a partida deste domingo termine empatada no tempo normal, não haverá a tradicional prorrogação de trinta minutos, comum em decisões. A disputa passará automaticamente para as cobranças de pênaltis.

O campeão vai receber da CBF um total de R$ 5 milhões e o vice-campeão ficará com R$ 2 milhões.

Outras edições

Athletico e Flamengo não serão os primeiros a disputar o título da Supercopa do Brasil.

Em 1990, o Vasco, atual Campeão Brasileiro, enfrentou o Grêmio, vencedor da Copa do Brasil.

Porém, um fato inusitado marcou o confronto.

Por falta de datas, os clubes e a CBF concordaram em realizar os jogos entre as equipes pela fase de grupos da Libertadores valendo o título.

Mas nem os jogadores de Grêmio e Vasco sabiam que as partidas da Libertadores valeriam a tal taça.

O Tricolor gaúcho sagrou-se campeão após vencer por 2 a 0 no Olímpico e empatar sem gols em São Januário.

Até hoje o time de Renato Gaúcho pleiteia a taça que a CBF nunca entregou.

Já em 1991, na segunda edição da Supercopa do Brasil, Corinthians (Campeão Brasileiro) e Flamengo (Campeão da Copa do Brasil) decidiram o caneco em jogo único.

O ex-meia Neto marcou o gol da vitória corintiana no Morumbi e garantiu o título.

Para ter uma noção da importância da disputa, o público da final entre as duas maiores torcidas do país foi de apenas 2.706 pagantes.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-RJ X ATHLETICO-PR

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Data: 16 de fevereiro de 2020

Horário: às 11h (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Thuler, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol

Técnico: Jorge Jesus

ATHLETICO: Santos, Khellven, Thiago Heleno, Lucas Halter e Márcio Azevedo; Wellington, Erick, Cittadini e Marquinhos Gabriel Nikão e Rony

Técnico: Dorival Júnior

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.