O carnaval oficial no Rio de Janeiro está chegando e é preciso se prevenir contra as doenças que aparecem após os momentos de folia. Brilhos, maquiagens, glitter e algumas pigmentações são combinações perfeitas para quem adora complementar o look de fantasia durante esse período de férias. Para quem passa o dia inteiro debaixo de sol, a dermatologista Iwyna França relembra os cuidados com a pele como uso de protetor solar.
De quanto em quanto tempo deve ser aplicado o protetor para quem vai curtir bloco, o carnaval e ficar exposto ao sol?
Faça isso meia hora antes de sair para a folia, sobre todo o corpo e antes da maquiagem. O ideal é repetir a aplicação de 2/2h, o mesmo vale para as crianças. O fator de proteção solar (FPS) escolhido deve ser de no mínimo 50. Uma dica legal é usar fotoprotetores com cor de base. Eles cobrem imperfeições e você tem um passo à menos na hora de se preparar para a folia. Outra dica é reaplicar o filtro com protetores em bastão, pancake ou em pó compacto. Não indico seu uso isolado mas é excelente para ser usado nestas ocasiões. Eles podem ser carregados e reaplicamos com facilidade sobre a maquiagem.As filtros em bastão geralmente possuem alta cobertura com raios ultravioleta violeta, não escorre nos olhos e tem boa resistência ao suor e água. Os protetores em pó compacto não obstruem os poros e ajudam na absorção do suor e oleosidade.
No que se deve estar atento nos tipos de maquiagens e produtos usados no carnaval? Glitter, purpurina, pedrinhas, tatuagens que saem com água estão liberadas?
É muito importante escolher bem os produtos que serão usados como maquiagem e fantasia nos dias de carnaval.Algumas substâncias não são próprias para a pele e podem causar irritação na pele e mucosas. Escolha maquiagens aprovadas dermatologicamente, pela ANVISA e que estejam dentro do prazo de validade.
Os sprays de tinta de cabelo contam com pigmentos não permanentes e de fácil remoção, mas exigem cuidados com o uso. Proteja os olhos ao aplicar e lave bem os fios e couro cabeludo no final da festa.
Os glitters são os mais desejados para uso facial ou corporal. Mas prefira os que são específicos para uso cosmético, feitos de material não tóxico, e evite aplicar muito próximo aos olhos. Em contato com os olhos podem causar conjuntivites e prejuízos a visão decorrente de lesão na córnea.
Os adesivos e tintas também devem ser de uso cosmético específico.
Quanto aos pequenos, o recomendado é usar apenas maquiagem infantil, em crianças com no 5 anos de idade.
Quanto as fantasias, o ideal é que sejam em tecido claros e 100% algodão. Os tecidos sintéticos são mais propícios a desencadear dermatites e irritações na pele.
Para todos esses produtos, o recomendado é fazer um teste antes de usar, passando um pouco do produto na região anterior ao antebraço, uma semana antes da festa.
Qual o cuidado maior para o rosto?
O maior cuidado com o rosto é usar o protetor solar e não deixar a pele do rosto ressecar.
Que tipo de produto deve-se usar para retirar a maquiagem, após a folia?
No final da festa tudo que se quer é descansar. Mas se vista de coragem parar tirar a make. Para isso utilize produtos com base oleosa, como o demaquilante bifásico ou água micelar. Não deixe de lavar o rosto com sabonete próprio para sua pele. Seria bem legal aplicar uma vitamina C após a pele estar limpa, já que ela ajuda no combate aos radicais livres, na hidratação, regeneração da pele.
Quais outros cuidados são necessários para proteger a pele durante as festas de carnaval?
O sol, o suor, o sal e cloro ressecam a pele, por isso, aposte na água termal para hidratação ao longo do dia, e também em hidratantes e protetores solares labiais. Se sua pele é oleosa, tenha na bolsa lenços anti-oleosidade para dar aquela controlada no brilho