TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Uso do Táxi Rio pode gerar economia de 20 milhões anuais para a Prefeitura do Rio

Cerca de 30% da frota atual de veículos da prefeitura será substituída por veículos do aplicativo

Por Cláudia Brito de Albuquerque e Sá em 28/07/2018 às 12:05:06

Servidores poderão usar táxis no lugar de carros alugados pelo município (Foto: Divulgação Táxi Rio)

A partir da próxima segunda-feira, 30, os taxistas do aplicativo Táxi Rio poderão transportar os servidores da Prefeitura do Rio durante o exercício da função. "Começaremos a operar em algumas unidades da Prefeitura, como o Instituto de Previdência e Assistência (Previ-Rio), e, nas próximas semanas, na Secretaria de Saúde, tudo será feito gradativamente. Prevemos uma economia que pode chegar a R$ 20 milhões anuais, talvez até mais", afirmou o presidente da IplanRio, Fábio Pimentel de Carvalho. A empresa municipal é responsável pela administração dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a frota de carros alugados pela prefeitura deve reduzir em média 30%. Essa redução poderá ser ainda maior em alguns casos, como no Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro que faz perícia médica nas residências dos aposentados e pensionistas que não tem condição de locomoção.

 "Na Previ-Rio há um estudo para a redução de 100% da frota, não haverá mais carro alugado. Se olharmos o que esse instituto usa hoje de carro e jogar a mesma quilometragem para ver o que daria utilizando táxi, vemos uma economia que chega a 70%. É uma diferença muito grande", informou Fábio.

Para atender aos servidores, os taxistas do aplicativo poderão fazer a adesão ao módulo coorporativo com o cadastro da conta corrente. "Hoje existem quase 21 mil taxistas cadastrados e cerca de oito mil profissionais já aderiram ao módulo coorporativo. Qualquer taxista regularmente inscrito na Secretaria de Transportes e cadastrado no Táxi Rio poderá se inscrever para prestar o serviço", disse o presidente da IplanRio.

O desconto pactuado e convencionado é de 20%. Todas as corridas feitas pela Prefeitura do Rio terão esse desconto padrão. O valor a ser pago ao taxista será depositado na conta corrente em até 48 horas após a corrida. Todos os taxistas da cidade do Rio poderão participar, em igualdade de condições. Recebe a corrida quem está mais próximo do local da solicitação.

"Gostei muito dessa iniciativa. É mais passageiro para a gente faturar", disse o taxista Cristiano Rocha.

Na locação, muitas vezes, são pagas diárias para veículos que ficam estacionados

"Os carros alugados não ficam o tempo inteiro na rua rodando, por isso o Prefeito Marcelo Crivella teve essa ideia de criar o módulo coorporativo. No veículo alugado o pagamento é feito pela locação do bem, no táxi você paga por quilômetro rodado. Um veículo alugado e parado na garagem custa o mesmo daquele que roda 100 km no dia. No táxi se paga apenas o que será consumido, enquanto os veículos alugados ficam disponíveis 24 horas mesmo não sendo utilizados", afirmou o presidente da IplanRio.

Segundo ele, a Prefeitura não tem uma frota própria porque o custo de gestão e manutenção seria muito alto. "Não compensa economicamente. Isso é uma lógica generalizada do poder público, com exceção dos veículos especializados, como viaturas de polícia e ambulância, onde a maioria da frota é própria, mas mesmo assim alguns ainda são alugados. Não vamos trocar uma ambulância ou um carro da guarda municipal alugado por um táxi, serão trocados somente os veículos de expediente que transportam os servidores, os carros comuns", disse Fábio.   

 Ele afirmou que ainda não é possível informar a quantidade de veículos que será substituída.

"Essa será uma decisão de cada titular, é uma questão de matemática onde cada gestor terá de fazer um cálculo para saber quantos quilômetros por dia roda o carro da sua secretaria e avaliar se de táxi essa mesma quilometragem seria mais barata. Se a economia com o aplicativo for 30% mais barata, vale a pena cancelar o carro e usar o táxi. Essa é a lógica que será aplicada na Prefeitura inteira, mas são muitas particularidades e peculiaridades. Cada caso será levado em conta, não será só a quilometragem que será vista", garantiu o presidente da IplanRio.

Bolsa de Estudos para taxistas e familiares entra em vigor nesta sexta-feira

Outra iniciativa da Prefeitura, que foi publicada nesta sexta (27) no Diário Oficial é a parceria entre a Prefeitura do Rio e a Universidade Estácio de Sá para a geração de bolsas de estudo de 40% em todos os cursos de graduação, exceto medicina, para taxistas e suas famílias. Basta procurar qualquer unidade da universidade, comprovar o cadastro no Táxi Rio e escolher o curso para o qual deseja prestar vestibular.

"Achei a novidade fora de série, ajuda bastante. A minha mulher pretende fazer uma faculdade lá", disse o taxista Vitor Duque.

Vitor Duque avalia o módulo coorportativo como boa notícia (Foto: Arquivo Pessoal)

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.