As medidas tomadas pela prefeitura contra a proliferação do coronavírus no município do Rio de Janeiro começam a afetar os trabalhadores do transporte coletivo. Motoristas denunciam que a Auto Viação Jabour está solicitando o preenchimento de uma declaração de pedido de licença sem remuneração por tempo indeterminado por conta do Covid-19.
De acordo com um motorista que não quis se identificar, quem chega nos pontos recebem o documento e é obrigado a assinar:
“Alguns estão assinando, e outros não. Não sabemos o que a empresa vai fazer se o motorista deixar de assinar o pedido de licença sem remuneração. A empresa tem colocado os motoristas trabalhando 12 horas por dia, todo dia. Como não pode mais transportar passageiros em pé nos ônibus, ela está dispensando os motoristas, sem remuneração”, disse um funcionário.
De acordo com o motorista, os funcionários e motoristas recorreram ao Ministério do Trabalho e ao Sindicato da classe, sem resposta.
Jabour desmente
A empresa desconhece o fato. Uma funcionária do setor de Recursos Humanos da Auto Viação Jabour disse que desconhece a medida. O mesmo declara o funcionário do setor de operações, identificado como Jonatan. Diretores não foram encontrados para comentar o fato.
A Viação Jabour opera 39 linhas de ônibus municipais no Rio de Janeiro. Opera basicamente na zona Oeste da capital fluminense. Também opera coletivos no serviço BRT.