TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Morre médico do Hospital Pedro Ernesto com suspeita de coronavírus

Estado tem 186 casos confirmados de Covid-19, com três mortes. Dez óbitos seguem sob investigação

Por André Uchôa em 22/03/2020 às 23:08:05

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O cardiologista Pedro Di Marco da Cruza morreu, na madrugada deste domingo (22), com suspeita do coronavírus. O médico tinha 65 anos e trabalhava no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na Zona Norte do Rio. Além deste caso, a Secretaria Estadual de Saúde investiga outras 10 mortes.

O médico, por conter outras doenças, foi isolado e testado para o vírus e além disso estava apresentando quadro de gripe, no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca.

Além do especialista, outros dez casos de falecimento, em unidades hospitalares distintas do São Vicente de Paulo, são investigados pela Secretaria Estadual de Saúde. Trata-se de um senhor de 66 anos, que trabalha no Hospital do Andaraí.

Porém, de acordo com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, o professor Pedro di Marco da Cruz não trabalhava na unidade hospitalar há mais de um ano, pois havia sido cedido para a Fundação de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, onde ocupava a função de Auditor Interno. No Hupe, ele chegou a ocupar as funções de Diretor de Serviços Técnicos e de Chefe do Setor de Reabilitação Cardíaca. O cardiologista fazia parte do quadro docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desde 1982.

O Hospital São Vicente de Paulo, em nota, informou que aguarda o resultado do exame realizado pelo Lacen-RJ "Só é possível afirmar se o seu falecimento foi motivado pelo novo coronavírus, após esse laudo", afirmou.

Também um professor do Hupe está com suspeita do vírus e, por apresentar boas condições no quadro clínico, segue em isolamento domiciliar. Outra morte investigada, é do publicitário e músico Gabriel Martinez, de 27 anos. Segundo familiares, "Bolinha" como era conhecido, apresentava suspeita da Covid-19. O rapaz, que procurou atendimento médico, não realizou testes e orientações para se tratar em quarentena.

Aumentam os casos confirmados

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na tarde deste domingo (22/3) que o Estado tem 186 casos confirmados, sendo 168 na cidade do Rio, e três óbitos. Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 168

Niterói – 10

Petrópolis – 3

Barra Mansa – 1

Guapimirim – 1

Miguel Pereira – 1

Exterior – 2

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.