A Prefeitura do Rio tem tomado medidas sérias Para conter a proliferação do coronavírus, e que impactam diretamente na vida do cidadão. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou, neste domingo (22), que alguns estabelecimentos comerciais fechassem as portas a partir da próxima terça-feira (24).
Os serviços essenciais como farmácias, padarias, supermercados e hortifrutis, pet shops, postos de gasolina (menos as lojas de conveniência), lojas de equipamentos médicos e ortopédicos funcionarão normalmente.
De acordo com o prefeito, as medidas são necessárias para conter a propagação do vírus.
“Essas são medidas por tempo indeterminado. A comunidade médica e científica do município está monitorando o contágio, e nos dando informações. Precisamos proteger a população. A maioria das pessoas que moram em comunidades, por exemplo, trabalha no setor de comércio”, explicou Crivella.
Os shoppings devem permanecer fechados e apenas as praças de alimentação funcionarão. Já bares e restaurantes funcionarão com sistema de entrega, o delivery. Os bancos não poderão abrir as portas e todo serviço deverá ser feito online.
As feiras livres da cidade voltarão a ser semanais e haverá um rodízio de funcionamento das barracas, as pares numa semana e a ímpares em outra para evitar aglomerações.
Já as indústrias não terão os trabalhos interrompidos . O setor de serviços (consultórios, escritórios, etc) funcionarão sem restrições, mas seguindo o controle de pessoas.