TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Baixada Fluminense tem dois polos de atendimento exclusivo para Covid-19

Espaços são destinados para atender exclusivamente pacientes que contraiam a doença

Por André Uchôa em 26/03/2020 às 21:04:56

Foto: Alethea Lima /Prefeitura de Mesquita

A chegada do coronavírus no Estado do Rio de Janeiro levantou um alerta nas Prefeituras Municipais, principalmente na Baixa Fluminense, que precisam se preparar para enfrentar esse vírus. Mesquita e São João de Meriti já tem polos exclusivos para diagnóstico e encaminhamento para o tratamento adequado aos pacientes que apresentem sintomas da COVID-19.

No município de Mesquita, o polo foi implantado, na última segunda(23), através de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No total, o atendimento é feito por uma equipe com 10 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalham diariamente das 8h às 20h.

De acordo com a prefeitura, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Edson Passos já está preparada para internar pacientes contaminados pelo vírus,que antes é submetido a triagem para avaliar se é necessária a internação. Em casos leves, a orientação é seguir em quarentena por 14 dias em casa. Sem nenhum caso confirmado, a cidade investiga 162 suspeitos.

A intenção é combater o avanço da Covid-19 em Mesquita e na Baixada Fluminense, já que se trata de uma região com bastante deslocamento intermunicipal. "Temos profissionais preparados para receber essas pessoas em toda a nossa rede municipal. Nesse polo, no entanto, os esforços são unicamente para auxiliar quem apresenta sintomas e precisa de um diagnóstico clínico. Tudo aqui foi planejado especificamente para isso", frisa o prefeito Jorge Miranda.

Já em São João de Meriti, uma tenda de triagem foi montada na área externa para evitar contato com outras pessoas da UPA do bairro Jardim Íris, que será o ponto principal de atendimento aos pacientes da cidade que apresentam sintomas da COVID-19.

Segundo a Prefeitura, a unidade conta com sete leitos na Unidade de Terapia Intensiva e tem ainda mais 10 respiradores reservas. A cidade espera que mais 16 aparelhos cheguem ao município nos próximos dias.

Na retarguada, o posto do bairro Jardim Sumaré tem a capacidade para internar 30 pessoas, que pode aumentar caso necessário. Além disso, o paciente poderá ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que investiga 50 casos e que 13 já foram descartados pela Secretaria Estadual de Saúde. Os suspeitos foram orientados a seguirem em isolamento domiciliar. Através do número 0800 123 0010, os moradores podem sanar dúvidas sobre os sintomas e se é necessário procurar um posto médico.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.