O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou, nesta quinta (27), que o Estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio, será transformado em um hospital de campanha para receber pacientes com qua o novo coronavírus. A previsão, segundo Witzel, é que até duas semanas o espaço esteja funcionando.
Além disso, outro três hospitais de campanha serão montados em espaços diferentes, sendo um na Barra da Tijuca, no Parque dos Atletas; no antigo aeroclube de Nova Iguaçu e em São Gonçalo. No total, o Estado terá no total 900 novos leitos. "Toda essa logística está bem adiantada e deve ficar pronta em no máximo 15 dias", disse Witzel em entrevista a Tv Globo.
O governador ainda afirmou que vai ampliar o número de leitos no Hospital do Cérebro, que hoje conta com 44 para 100 vagas. Além disso, será feito a compra de 900 respiradores para atender os casos graves.
Já no próximo dia 4, o governador disse que será possível fazer uma avaliação das restrições de mobilidade urbana e também as atividades econômicas.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quinta que registra 421 casos confirmados e 9 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. O falecimento de um homem de 60 anos, residente da cidade do Rio, foi confirmado por coronavírus.
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:
Rio de Janeiro – 368
Niterói – 31
Volta Redonda – 7
Petrópolis – 3
São Gonçalo – 3
Duque de Caxias – 2
Barra Mansa – 1
Belford Roxo - 1
Campos dos Goytacazes – 1
Guapimirim – 1
Miguel Pereira – 1
Resende – 1
Valença – 1