TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Moradores de São Gonçalo criam o Comitê Popular de Crise para ajudar população contra o coronavírus

Projeto arrecada alimentos não perecíveis e de higiene pessoas em 4 posto de coleta na cidade

Por Carlos Bandeira de Mello em 26/03/2020 às 22:13:12

Foto: Divulgação

O novo coronavírus gerou uma mobilização para combater a doença que se alastra a cada dia no país. Com isso, um grupo moradores de São Gonçalo criou Comitê Popular de Crise com objetivo de realizar ações voltadas para a proteção social e segurança alimentar, colaborar para minimizar os impactos sociais trazidos pela COVID-19 no município de São Gonçalo.

Todas as nossas ações são direcionadas às localidades socialmente vulneráveis de São Gonçalo e em parceria com as lideranças locais, buscando contribuir para que a crise de saúde pública que atinge o mundo tenha seus impactos minimizados.

Os principais objetivos são coletar e distribuir insumos alimentícios e de higiene pessoal nas comunidades socialmente vulneráveis no município de São Gonçalo; buscar, junto ao poder público, estratégias que visem garantir a segurança alimentar do público alvo e promover ações de caráter informativo de prevenção e cuidados com relação à Covid-19

Uma das responsáveis pelo projeto, Rafaela Marron, comentou sobre a iniciativa em contato com a reportagem do Portal Eu, Rio: "Somos um grupo composto majoritariamente por mulheres que surgiu espontaneamente do desejo de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade no município. Sabemos que esta responsabilidade não é nossa, é do poder público, e torcemos para que não tarde a chegar essa garantia. Enquanto não chega, fazemos a nossa parte",ressaltou.

Rafaela ressaltou que muitos moradores estão buscando pelos produtos: "Estamos muito apreensivas, porque a procura tem sido grande e é mto triste a precariedade com que estão tendo que lidar muitas famílias.

No momento, há 4 postos de coleta, uma vakinha virtual, uma conta para depósito e rota de coleta. O serviço de rota tem negociação com a pessoa que vai doar para que não haja contato. E, segundo informações, as pessoas estão preferindo fazer o depósito ou o serviço de Rota por conta da recomendação de isolamento.

A ação foi lançada no dia 22 de março e já tem uma média de 100 famílias por dia que procuraram o projeto para ajudar.

POSTOS DE ARRECADAÇÃO:

Polo ALCÂNTARA/VILA TRÊS

Espaço de Aprendizagem Joyce Gravano
Rua Gustavo Mayer 280 – Vila Três – Em frente à praça do Vila Três
Responsável: Joyce Gravano

Polo NEVES

Espaço Cultural Catiane Magalhães

Travessa Alberto Torres, n.445 – Neves – próximo a quadra do Colégio São Tarcísio)
Responsável: Catiane Magalhães e Rafaela Marron

Polo VENDA DA CRUZ

Residencial Venda da Cruz - Projeto filhos de Dandara (Márcia)
Rua Dr. Porciúncula n 395 setor 3 – bloco 12 – Venda da Cruz
Responsável: Daniele Gonçalves

Polo GALO BRANCO

Condomínio Nova Maricá Life - Salão de festas
Rua Luiz Carlos da silva, 500 – Galo Branco
Responsável: Elisângela Soares

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.