A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, já tem o primeiro caso do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou a informação, trata-se de uma mulher, de 26 anos, que foi atendida no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). A Secretaria Estadual de Saúde informou que não contabiliza o caso.
Por apresentar quadro de saúde estável, a paciente segue em isolamento domiciliar e será monitorada pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Nas redes sociais, o Prefeito da cidade, Rogério Lisboa, confirmou que outros casos suspeitos foram identificadas, sendo que um deles está em estado grave.
O município de Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense, contabiliza três casos confirmados do vírus e investiga outros 142 casos suspeitos notificados, segundo o último boletim epidemiológico da cidade. A Prefeitura informou que está divulgando orientações, medidas emergenciais e preventivas voltadas para o enfrentamento ao novo Coronavírus.
Em todo Estado são 493 casos confirmados da COVID-19, destes 421 concentram-se na capital, além de 10 mortes pelo vírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as vítimas eram idosos, sendo cinco homens e cinco mulheres.
Veja os casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde: Rio de Janeiro (431), Niterói (36), Volta Redonda (9), São Gonçalo (4), Petrópolis (3), Duque de Caxias (3), Barra Mansa (1), Belford Roxo (1), Campos dos Goytacazes (1), Guapimirim (1), Itaboraí (1), Miguel Pereira (1) e Valença (1).
Mais 15 dias
O governador do Rio, Wilson Witzel, anunciou que irá editar um novo decreto mantendo por mais 15 dias as medidas restritivas do estado para conter a proliferação do novo coronavírus. O anúncio foi feito durante a reunião por videoconferência entre gestores municipais da Região Metropolitana na noite da última sexta-feira (27).
A maioria dos prefeitos se mostrou de acordo com a prorrogação das medidas já editadas anteriormente pelo governador e que agora serão reafirmadas.
"As medidas serão anunciadas na próxima segunda-feira. Precisamos ser responsáveis e manter as restrições para salvar vidas", explicou o governador Wilson Witzel, que estava acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.
Em todo Estado do Rio são 493 casos confirmados da COVID-19, destes 421 concentram-se na capital. Foto: Agência Brasil