TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rede de hotéis reforma casas do Largo do Boticário

Construções antigas darão lugar ao primeiro JO&JOE da América Latina

Por Cláudio Rangel em 09/04/2020 às 21:48:35

Foto: Divulgação

A rede de hotéis Accor iniciou a reforma de cinco casas do Largo do Boticário, no Cosme Velho. As construções são tombadas pelo Patrimônio Histórico e darão lugar a um hotel JO&JOE, o primeiro da América latina.

Um hotel JO&JOE é um tipo de hospedagem que oferece acomodações compartilhadas para casais, famílias, amigos em férias ou colegas de trabalho viajando a negócios. Também contará com área para apresentações artísticas e um bar.

De acordo com Olivier Hick, CEO de marcas econômicas da Accor no Brasil, o projeto conta com 22 mil metros quadrados de área do terreno. A identidade do local será mantida.

Para o professor Pedro da Luz, ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, a iniciativa é boa:

“A gente vê com bons olhos. Tínhamos participado de um grupo de trabalho há 4 anos. Ali tem o Solar dos Abacaxis, deteriorado, além de outras casas. A escalada de deterioração é muito alta”, disse.

Segundo Pedro da Luz, as edificações locais enfrentam a dificuldade de manutenção. Para ele, é importante a conservação das características arquitetônicas das construções antigas em várias partes do Rio de Janeiro. Porém, o professor alerta para a importância da fiscalização e controle dessas intervenções por parte dos órgãos públicos.

“Apesar de que nem todas (as construções) tem valor histórico. Mas as reformas devem ser bem-feitas e não desfigurarem o patrimônio. A gente vê isso em alguns bairros, como Santa Tereza. Acho importante a flexibilização de uso, mas não significa ‘liberou geral’. Talvez o Rio tenha o patrimônio mais importante. Precismos ser criteriosos”, disse.

Pedro da Luz cobra do poder público atitude mais pró-ativa em relação a essas construções históricas do Rio. Cita exemplos como em Portugal, onde a mentalidade de preservação é importante no país.

“Existe uma infinidade de patrimônio se deteriorando. Nos Arcos da Lapa, os casarões perto da Central do Brasil, enfim, uma série de casarões em situações precárias. Conheço turistas mineiros que reclamam da má preservação do patrimônio do Rio. Eles dizem que é um patrimônio brasileiro e que merece ser melhor conservado”, disse.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.