A clonagem do WhatsApp pode acontecer por diversos procedimentos. Geralmente, uma pessoa ou um grupo criminoso consegue roubar sua conta através de estelionato, phishing ou banco de dados vazados. Ainda assim, o código de ativação, com seis dígitos, é o meio mais usado. Normalmente ele é solicitado e enviado para que sua conta seja ativada em outro aparelho. Waldo Gomes, diretor de marketing e relacionamento da NetSafe Corp, dá as dicas dos passos necessários para se prevenir contra esse golpe.
Para prevenção:
- Ative algumas opções de segurança que adicionam uma camada de proteção extra ao WhatsApp e seus dados.
- Ative a verificação em duas etapas. Isso exigirá a confirmação de um código adicional sempre que uma seção com sua conta estiver sendo ativada em outro aparelho ou computador.
Em caso de clonagem:
- Remova sua conta ativa no aplicativo e a ative novamente. Para isso, basta desinstalar o WhatsApp do seu celular e baixá-lo.
- Após o download, entre com seu login (nome e telefone) e aguarde o recebimento do novo código de validação que o WhatsApp envia por SMS. Quando esse código é colocado em um novo login, as demais contas logadas com seu número em outros aparelhos são automaticamente desativadas.