O Nacional, do Paraguai, venceu o Botafogo por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no jogo de ida pela Sul-Americana. O time alvinegro jogou bem, dominou boa parte do jogo, mas errou nas finalizações, do que se aproveitou a equipe paraguaia para manter a vantagem no placar.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes tentando explorar os erros de marcação. Enquanto, o time paraguaio jogava mais aberto, com saídas rápidas do meio para o ataque, a equipe alvinegra era mais organizada na marcação e jogadas de ataque. Logo aos 9 minutos, Danilo Santacruz aproveita bola cruzada na área e marca lindo gol de bicicleta.
O gol não prejudicou em nada o padrão de jogo do Botafogo. Leo Valencia quase empata aos 12 minutos ao receber na entrada da área e chutar rente ao travessão para desespero do técnico Marcos Paquetá.
Aos 22 minutos, Bareiro e Clarke aproveitam desatenção da defesa alvinegra, tabelam na área e Clarke quase marca, chutando por cima do travessão. O Botafogo respondeu com contra-ataque rápido. Pimpão recebeu livre na entrada da área, mas isolou a bola por cima.
O time alvinegro, mesmo atento às investidas do time paraguaio, tentava reagir. Aos 28 minutos, Danilo Santacruz recebeu na entrada da área e chutou forte para defesa de Saulo. A jogada mexeu com a equipe alvinegra. Aos 30 minutos, Kieza fez jogad pela ponta, invadiu a área e cruzou, Pimpão tentou o chute, mas foi travado pelo zagueiro. No rebote, Luis Fernando chutou sem defesa, empatando o jogo.
Nacional mais ousado
O Nacional voltou mais ousado para o segundo tempo. Logo aos 50 segundos, Clarke recebeu na entrada da área e chutou rente ao travessão. Aos 6 minutos, Bareiro rouba a bola de Luis Fernando, no meio de campo, tabela com Juan Vieira, que chuta da entrada da área, marcando o segundo gol.
Aos 13 minutos, Luis Fernando foi lançado na entrada da área, mas chutou em cima da zaga. Um minuto depois, Leo Valencia invadiu a área e chutou em cima do goleiro. Apesar do domínio do Nacional, o Botafogo tentava se reorganizar taticamente para reagir, mas esbarrava na marcação compacta do time paraguaio. Aos 48 minutos, Breno recebeu na área e chutou para o zagueiro Paniagua salvar em cima da linha.
FICHA TÉCNICA
NACIONAL-PAR 2 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Claudio Ríos e Edson Cisternas (ambos do CHI)
Gols: Danilo Santacruz aos 9 minutos e Luis Fernando aos 30 minutos do primeiro tempo; Juan Vieyra aos 6 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Victot Velazquez e Franco, Joel Carli e Rodrigo Lindoso.
NACIONAL-PAR: Rojas; Victor Velázquez, Paniagua, Melgarejo e Luis Miño; Orué, Franco, Vieyra (Arguello) e Clarke; Bareiro e Danilo Santacruz. Técnico: Celso Ayala.
BOTAFOGO: Saulo; Luis Ricardo, Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Renatinho) e Luiz Fernando (Brener); Rodrigo Pimpão (Marcelo), Leo Valencia e Kieza. Técnico: Marcos Paquetá.