A reportagem do Portal Eu, Rio! flagrou, nos últimos dias, aglomerações constantes na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Filas, desrespeitando o espaço mínimo entre as pessoas, é prática comum dos cidadãos gonçalenses, principalmente nos bancos. Apesar do crescimento do número de casos da Covid-19 e o pedido do Governo do Estado para o isolamento social, a cidade não desliga.
No bairro do Alcântara, considerado o principal polo econômico e comercial do município, as três agências do Banco Itaú e as duas agências do Banco Bradesco da localidade estavam com filas imensas e sem nenhum funcionário para orientar.
Em nota ao Portal Eu, Rio!, o Itaú esclareceu que mapeou as agências que possuem maior fluxo de pessoas e contratou profissionais terceirizados aptos a organizar essa operação. "O banco está fazendo ainda o controle e acompanhamento da quantidade de pessoas que podem entrar nas agências, a fim de evitar aglomerações, além da instalação de demarcações visuais, para que as pessoas mantenham a distância mínima recomendada pelos órgãos competentes. Independentemente destas medidas, o banco reforça a orientação para que neste momento seus clientes deem preferência aos canais digitais e evitem ir às agências bancárias. As informações sobre todos os serviços disponíveis em ambiente digital estão em https://www.itau.com.br/
Já o Banco Bradesco informou que tem intensificado a comunicação com os seus clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais para realizar suas operações. "Os gerentes estão orientados a organizarem o atendimento nas agências nos momentos de maior concentração. O objetivo é evitar os riscos de propagação do novo coronavírus pela proximidade das pessoas. É importante ressaltar que a melhor opção é sempre o atendimento por meio dos canais digitais. Vale acrescentar que o banco adotou uma série de procedimentos em relação à higienização como aumentar a frequência das rotinas de limpeza na rede de agências, intensificar a higienização nos terminais de autoatendimento, além de disponibilizar álcool em gel em suas dependências”, diz o comunicado.
Com referência às imensas filas nas agências bancárias, a Prefeitura de São Gonçalo informou que enviou um ofício para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) cobrando que as agências respeitem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como da Secretaria Municipal de Saúde. "O objetivo é prevenir que os clientes fiquem expostos ao contágio do coronavírus", ressaltou a nota da Prefeitura. O município tem registrado grande número de idosos em busca dos serviços bancários, que se encontra na faixa de risco da doença. "Por isso, as agências devem organizar as filas de forma que mantenham as pessoas afastadas, com funcionários informando para que cada um respeite as determinações", ressalta a Prefeitura de São Gonçalo.