TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Polícia Federal faz operação na residência oficial do governador Witzel e na sua ex-moradia

Operação Placebo investiga compras superfaturadas para hospitais de campanha

Por Portal Eu, Rio! em 26/05/2020 às 08:29:22

Foto: Reprodução TV Globo

Policiais federais estão neste momento no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Há equipes também em outros pontos da cidade, com na ex-moradia de Witzel, no Grajaú.


Polícia Federal na rua Professor Valadares, Grajaú, onde morava a família de Wilson Witzel.

Foto: Reprodução TV Globo

De acordo com a Polícia Federal (PF), a Operação Placebo tem por objetivo apurar indícios de desvios de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado do Rio.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

As investigações indicam a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do estado do Rio.

Gabriel Neves e Iabas

Outros alvos da ação desta terça são Gabriell Neves, ex-subsecretário de Witzel preso na Operação Favorito, e o Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), organização social contratada pelo governo do RJ para a construção de sete hospitais de campanha no estado.

Equipes foram para a casa de Gabriell, no Leblon, e nos escritórios da Iabas no Centro do Rio e em São Paulo.

O governador do Rio já havia exonerado o ex-secretário de Saúde, Edmar Santos, por insustentabilidade após outra operação da PF.

Na última quinta-feira, a justiça havia negado pedido de habeas corpus apresentado pelo empresário Mário Peixoto, preso na Operação Favorito, realizada no último dia 14.

Locais em que a PF foi:

  • Palácio Laranjeiras: residência oficial do governador e da família;
  • Rua Professor Valadares, Grajaú: residência onde morava Wilson Witzel;
  • Rua Dezenove de Fevereiro, Botafogo: residência de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde;
  • Avenida Ataulfo de Paiva, Leblon: residência de Gabriell Neves;
  • Rua da Assembleia, Centro: escritório do Iabas.

Hospitais de campanha em atraso e compras emergenciais

O governo do estado anunciou R$ 1 bilhão para o combate à Covid-19. A maior parte desse orçamento -- R$ 836 milhões - foi destinada para o Iabas em contratos emergenciais, sem licitação.

As obras de seis das sete unidades do governo do RJ estão quase um mês atrasadas — somente o do Maracanã está operando, e uma ala foi "inaugurada" na última seta-feira (22).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.