TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Wizard deixa Saúde antes de assumir

Empresário desistiu da secretaria de Ciência e Tecnologia, após as reações à saída do ar dos dados sobre mortes na pandemia

Por Portal Eu, Rio! em 07/06/2020 às 20:13:46

Wizard abriu mão do convite para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a assessoria do ministro interino da Saúde, deixando o general Eduardo Pazuello diante da tarefa de explicar as mudanças propost

O empresário Carlos Martins Wizard avisou em seu perfil no Twitter que desistiu de ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Wizard informou a desistência ao ministro interino a Saúde, general Eduardo Pazuello. De quebra, Wizard, que dá nome a um curso de idiomas de sucesso vendido para a gigante Pearson, abriu mão do cargo de conselheiro pro bono (sem remuneração) do general. Regina Duarte repetiu na secretaria especial de Cultura a Viúva Porcina, a que foi sem nunca ter sido, de acordo com memes das redes sociais. Wizard não teve tempo de experimentar as mágicas que propunha contra a pandemia, e volta sem sequer ter ido.



A desistência se explica pela forte reação que as declarações do empresário, antes mesmo de assumir o posto, provocaram. Wizard (mágico, em Português) prometeu mudanças na sistemática de contagem dos casos de Covid-19, que sugeriu estarem inflados.O portal do Ministério da Saúde interrompeu para revisão os dados de mortes e casos confirmados, reabrindo com os critérios já modificados e sob fortes críticas. O Ministério Público Federal abriu um procedimento investigativo sobre a mudança, apoiada no Twitter pelo presidente Jair Bolsonaro e acompanhada por uma campanha forte dos apoiadores nas redes sociais acusando a 'mídia velha' e os governos estaduais e prefeituras de superestimarem as mortes.



Com o convite garantido, Carlos Wizard Martins retuitou indicações de Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania e conselheiro informal de Jair Bolsonaro, para a adoção da cloroquina no tratamento da Covid-19, inclusive como profilaxia preventiva, e na campanha pela reabertura imediata do comércio.

Como resultado, tornou-se um dos trend topics do Twitter, foi fortemente criticado por influenciadores digitais de números miliomnários de seguidores, como Felipe Neto, e assistiu ao começo de uma campanha de boicote às marcas ligadas a sua bem sucedida trajetória empresarial, como a Mundo Verde. No plano mais analógico do que digital, provocou uma nota extraordinariamente agressiva do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. Coincidência ou não, logo depois do anúncio da desistência de Wizard, a página do Conselho saiu do ar.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.