A Polícia Federal, em ação conjunta com o MPF e CGU, deflagrou hoje (15) a operação EXAM, com o objetivo de investigar desvios de recursos na compra de equipamentos para a área de saúde do Município de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio/RJ.
As irregularidades podem ter causado um prejuízo de mais de R$ 7 milhões de reais aos cofres públicos, prejudicando o combate à pandemia do coronavírus, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A PF cumpriu mandados em 28 endereços para combate à fraude.
A ação de hoje mobilizou cerca de 90 policiais federais, além de servidores do MPF e CGU e visa cumprir 30 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cabo Frio, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Miracema e na capital do estado do Rio; e Serra, no Espírito Santo/ES.
Foto: Divulgação PF
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em São Pedro da Aldeia e estão relacionados a 14 pessoas físicas, 11 empresas e 3 órgãos públicos.
Segundo o Procurador da República Leandro Mitidieri: “o planejamento inicial era a realização de operações após passada a pandemia, uma vez que o MPF vem se colocando a favor de medidas restritivas, inclusive, quando for o caso, do isolamento social. Mas verificou-se a necessidade da antecipação.”