Assédio: professores do Colégio Santo Inácio são afastados após denúncias de estudantes
Cinco vítimas relataram o crime; Polícia Civil instaurou inquérito após escola fazer registro de ocorrência
Colégio Santo Inácio. Foto: Divulgação
Dois professores do Colégio Santo Inácio, na Zona Sul do Rio, estão afastados da instituição, após denúncias de assédio.
A Polícia Civil instaurou um inquérito depois que a própria escola procurou a delegacia de Botafogo para fazer o registro.
Pelo menos cinco vítimas relataram o crime.
Em nota, o Colégio Santo Inácio informou que, além das providências que já foram tomadas, reuniões virtuais serão agendadas com familiares, estudantes e ex-alunos para ampliar as medidas a serem adotadas.
Confira o posicionamento na íntegra
Diante das denúncias recebidas pelo Colégio Santo Inácio sobre atitudes inadequadas, desconfortáveis e até ações que remetem a abusos contra alunas no ambiente escolar, foram tomadas medidas para apuração rigorosa dos fatos.
A direção da escola afirma que não vai tolerar nenhuma afronta à dignidade de nossos alunos ou de qualquer membro da comunidade educativa. "Todos os esforços do Santo Inácio sempre foram voltados para construir uma comunidade educativa harmônica em torno da aprendizagem e da formação integral das crianças e dos adolescentes. Diante dos valores que cultivamos ao longo de nossa história, os fatos com os quais tomamos contato nos levaram a refletir profundamente e tomar as medidas necessárias", afirma o Diretor-Geral, Pe. Ponciano Petri.
Medidas já tomadas
1. Contratação de um canal de ouvidoria independente para receber todas as denúncias
2. Encaminhamento legal das denúncias às autoridades instituídas
3. Afastamento das pessoas acusadas para que tenham direito de plena defesa
4. Envio de comunicados para manter as famílias permanentemente informadas sobre as iniciativas do Colégio.
Na próxima semana, também serão agendadas reuniões virtuais para escuta de famílias, alunos e antigos alunos. Os momentos acontecerão em espaço virtual e têm como objetivo ouvir as preocupações da comunidade educativa para ampliar as medidas a serem tomadas.