O diretório fluminense do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) resolveu apostar alto nas eleições deste ano e, ao invés de apoiar algum dos candidatos a governador já lançados por partidos maiores, lançou o seu aspirante ao Palácio Guanabara: o subtenente da Polícia Militar, Luiz André de Moura Monteiro, de 47 anos. A decisão de lançar candidatura própria foi tomada em reunião da executiva estadual no último domingo, após a convenção da legenda, realizada no último dia 3. Porém, só foi divulgada nesta terça-feira.
O atleta paraolímpico Jonas Licurgo compõe a chapa, como candidato a vice. Para o Senado, o partido lançou o cantor gospel Mattos Nascimento, além de nominata de candidatos a deputado federal e estadual. O PRTB não fez aliança com nenhuma outra legenda.
Luiz André é carioca e atua há 23 anos na PM, sendo 22 no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Formado em direito, especialista em direito penal, o candidato também foi professor de pós-graduação em Ciências Penais e Segurança Pública. Em 2014, ele tentou se eleger deputado estadual pelo PRTB, mas não obteve sucesso, somando um total de 3.431 votos.
Vice é atleta paraolímpico
Licurgo também é PM. Ficou paraplégico em 2000, quando levou um tiro quando estava trabalhando. Dois anos mais tarde, o candidato passou a praticar alguns esportes por simples lazer. Em 2010, depois de tentar o basquete, a natação e o handebol, Licurgo descobriu o atletismo.
O atleta foi prata no Mundial de Londres em 2017, ouro no Jogos Parapan-Americanos de Toronto e bronze no Mundial de Doha, ambos em 2015. Licurgo figurava, há 5 anos, entre os três melhores do mundo no lançamento de dardo paralímpico. Em 2016 e 2017, terminou a temporada como o primeiro ranking. Em fevereiro desse ano, o carioca deixou a prática esportiva por falta de patrocínio e decidiu entrar na política.
Mattos Nascimento tem 64 anos, é músico, cantor, compositor e, nos anos 80, atuou na banda Paralamas do Sucesso. O candidato se tornou evangélico em 1989 e desde então se dedica à carreira solo na música. Mattos nasceu no Rio, mas em 2014 tentou se eleger deputado federal por São Paulo, pelo PSC. O cantor obteve 19.912 votos e não conseguiu vencer a eleição.