Com a saída gradual do isolamento em alguns estados e cidades pelo Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia acaba de protocolar um documento com orientações de segurança para a retomada do atendimento à população. Além dos cuidados básicos, a especialidade reconhece a necessidade de redobrar atenção, porque a região dos olhos (principalmente mucosa conjuntival) apresenta vulnerabilidade quanto à transmissão do vírus.
Baseada em evidências científicas, nacionais e internacionais, a iniciativa do CBO é tomada com o intuito de evitar a transmissão e disseminação do Coronavírus, mas também auxiliar na identificação, notificação e manejo de casos suspeitos de infecção. O Manual de boas condutas para a retomada das atividades eletivas em oftalmologia em tempos de Covid-19 lista algumas ações que deverão ser executadas pelos oftalmologistas na restauração de suas atividades e cirurgias eletivas, enquanto durar a pandemia.
Confira alguns destaques:
* Necessidade de uso de protetores oculares/faciais (óculos ou face shields) para os médicos/prestadores de saúde;
* O uso obrigatório de máscaras para a equipe médica, funcionários e pacientes, assim como a adoção das medidas higiênicas;
* Usar o protetor de respiração do biomicroscópio (vide imagem);
* Todos os profissionais de saúde precisam aferir e registrar temperatura corporal e notificar o aparecimento de quaisquer sintomas sugestivos de COVID-19;
* Não utilizar adornos e manter o cabelo preso ao sair de casa;
* Orientar roupas e calçados exclusivos para atividades na instituição de oftalmologia, trocados diariamente;
* Uso do faceshield para recepção, auxiliar de enfermagem e serviços gerais;
* Disponibilização de álcool gel para pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de solicitar que os pacientes/acompanhantes higienizem as mãos ao chegarem?
* Solicitar que cada paciente preferencialmente não venha acompanhado. Para os casos que necessite, orienta-se que leve apenas 1 pessoa para permanecer na recepção com ele;
* Se possível, evitar o confinamento dos pacientes, acompanhantes e colaboradores em ambientes fechados e/ou, climatizados por ar condicionado. Recomenda-se manter as janelas abertas e o ambiente o mais arejado possível?
* Acomodação dos pacientes de maneira a manter a distância de segurança recomendada em locais fechados (1 m);
PACIENTES CONFIRMADOS OU COM SUSPEITA DE COVID19
EPI Para Profissionais de Saúde:
* Máscara cirúrgica;
* Óculos de proteção e/ou protetor facial (face shields);
* Capote cirúrgico;
* Gorro;
* Luvas;
* Barreira de proteção respiratória alocada na lâmpada de fenda.
EPI para pacientes:
* Todos os pacientes sintomáticos com suspeita ou com confirmação de COVID-19 devem utilizar máscara cirúrgica durante atendimento médico.