O projeto conhecido como Bonde e Bondinho da História, que acontece no Museu de História Nacional, teve sua primeira edição em julho e traz uma nova programação aos visitantes. O evento explora as exposições do museu com visitas mediadas a fim de atingir tanto as crianças quanto os adultos.
Para o próximo domingo (12), o assunto abordado será a presença feminina em nossa história e ganhará uma interpretação para os mais jovens, entre 7 e 14 anos. Os participantes poderão fazer parte de divertidas atividades e assim conhecer um pouco melhor sobre as mulheres do nosso Brasil. Neste mesmo dia, jovens e adultos participarão do Bonde da História "Pinturas Históricas", que contará com a presença de uma intérprete em libras.
Os visitantes percorrerão a exposição "A construção da nação", destacando quadros do século XIX, como " Sessão do Conselho de Ministros", de Georgina Albuquerque, e "A ilusão do Terceiro Reinado", mais conhecido como "O último baile da Ilha Fiscal", de Aurélio de Figueiredo.
A programação para a criançada entre 5 e 12 anos, no dia 19, será "Mani e suas aventuras no tempo das cavernas" , que se passa na pré-história do Brasil com o personagem da Mani contando a vida dos primeiros habitantes do nosso país. Em seguida, haverá uma oficina de pintura e modelagem em argila.
Para o público adulto acontecerá uma visita à exposição "A umbanda na história do Brasil", na qual ressaltará objetos que recordam a memória da Umbanda, religião afro-brasileira de grande importância para a formação de nossa cultura.
O último domingo de agosto, dia 26, será destinado à cidade do Rio de Janeiro quando contará sua história e também a do próprio Museu Histórico Nacional, que daqui a quatro anos completará 100 anos. Para os pequenos, o Bondinho da História irá apresentar a cidade através do pintor Leandro Joaquim, que no século XVIII reproduziu o Rio de Janeiro daquela época. Logo em seguida, as crianças serão convidadas para uma oficina onde realizarão suas próprias pinturas de como vêem a cidade hoje em dia.
Aos domingos, as entradas são sempre gratuitas e não é necessário se inscrever antecipadamente para participar do Bonde e do Bondinho da História. Aos sábados, o Bonde da História explora o circuito da exposição de longa duração do museu. Para obter mais informações sobre o projeto Bonde da História, ingressos e gratuidades entrar em contato pelo email [email protected] ou no site do Museu Histórico Nacional.
O Museu de História Nacional fica na Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro.