Um policial militar do 39º BPM (Belford Roxo) foi preso, hoje (02) durante uma operação da Polícia Civil do Rio para reprimir uma milícia que age nos bairros Palhada e Valverde, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto. O agente não teve o nome divulgado.
Outras duas pessoas foram presas em flagrante na ação, em um dos 11 locais onde os policiais cumpriam mandados de busca e apreensão. Com Domingos Barbosa Cabral, irmão do PM, foi encontrada uma pistola 9mm e um carregador. Já o filho de Domingos, Marcos Vinicius do Nascimento Barbosa Cabral, estava com uma pistola e um revólver.
Os policiais também descobriram, num cômodo de uma das propriedades de Domingos, material para instalação de sinal clandestino de TV a cabo e um caderno com anotações sobre o serviço ilegal.
80 policiais
A operação mobilizou 80 policiais de uma força-tarefa composta pelo Departamento Geral de Investigação à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e o Departamento Geral de Homicídio e Proteção a Pessoa (DGHPP). Equipes da Corregedoria Geral Interna da Polícia Militar e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) deram apoio.
Os agentes estiveram em residências de suspeitos de integrar a milícia, que é investigada pela Polícia Civil e acusada pelo Ministério Público do Rio por extorsão e associação criminosa.
As investigações apontam que os integrantes da quadrilha, já denunciados pelo Ministério Público Estadual, atuam extorquindo moradores da região. A organização é investigada ainda por envolvimento em homicídios que ocorreram na Baixada Fluminense.