O tão esperado retorno de Fernando Alonso à Formula 1 ocorrerá em 2021, pela equipe que ele se tornou bicampeão mundial de Fórmula 1, a Renault. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (08) pelas redes sociais da montadora. O espanhol irá ocupar o lugar de Daniel Ricciardo, que irá no próximo ano para a Mclaren. Está será a terceira passagem de Alonso pela equipe francesa. No comunicado ainda foi divulgado que o contrato irá até 2022, tendo a opção de prorrogar por mais 1 ano.
Alonso encontrará uma equipe com bastante organizada mas que vem patinando desde 2016. Após um constante crescimento até 2018, a temporada passada foi considerada decepcionante. Na primeira prova deste ano, apenas Ocon completou a prova num discreto oitava colocação, porém Ricciardo abandonou a prova.
Esta será a terceira passagem de Fernando Alonso pela Renault, durante os anos de 2003 e 2006, ele foi o principal piloto da equipe conquistando dois títulos mundiais em 2005 e 2006. Depois de uma turbulenta passagem pela Mclaren, em 2007, ele retornou à escuderia francesa onde conquistou poucos triunfos. Em 2010, ele foi contratado pela Ferrari onde buscou o tricampeonato, mas conseguiu apenas dois vice-campeonatos.