TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Crivella tira cariocas das areias até descoberta da vacina

Virada à paulista: shoppings abertos mais duas horas, praia só para nadar e correr, Maraca só sem galera

Por Cláudio Rangel em 09/07/2020 às 20:56:54

Prefeitura do Rio condicionou volta às areias a descoberta de vacina contra a Covid-19. Calçadão, de máscara, segue liberado Foto: Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu manter a proibição de banhistas na areia das praias pelo fato de não ser possível usar a máscara de proteção durante o banho de sol ou nos mergulhos no mar. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, a partir deste fim de semana, quem estiver na areia da praia, será multado em R$ 127 e poderá responder por crime de desobediência. 'Praia e sol, Maracanã, futebol, domingo', só na live do Bebeto: fora das areias da azaração, cariocas e eventuais visitantes não poderão frequentar estádios, também, por conta da pandemia da Covid-19.

Após uma reunião de três horas na manhã de quinta (9/7) com o conselho científico que assessora a prefeitura, Crivella afirmou que a areia da praia só será liberada quando houver uma vacina contra a covid-19 ou quando o risco de contaminação pelo novo coronavírus estiver próximo de zero.

"Em locais onde não se pode usar a máscara, como na praia, a tendência é só retornar quando tivermos vacina, que está sendo testada e poderá ser produzida aqui na cidade, na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz]. Não é uma coisa distante no horizonte. Do Leme ao Pontal, milhares de pessoas sem máscara, depois voltando no ônibus ou no carro para casa, podem comprometer os leitos de UTI [unidade de terapia intensiva] e de enfermaria que estão sobrando no Rio", afirmou.

Atualmente, está liberada apenas a prática de exercícios nos calçadões e de esportes como surf e natação. Vendedores ambulantes estão proibidos de circular nas praias. No dia em que se completam 40 anos sem Vinícius de Moraes, o doce balanço a caminho do mar terá que ser trocado por um passo acelerado, sob o olhar vigilante dos guardas municipais, prontos para aplicar uma multa de R$ 107 na garota, de Ipanema ou qualquer outro bairro carioca, que ensaie permanecer na areia.

A prefeitura também manteve a proibição de público nos estádios para acompanhar as partidas de futebol.

Os shopping centers terão horário estendido de funcionamento a partir de sexta-feira (10/7) e, em vez fechar às 20h, funcionarão das 12h às 22h. As casas lotéricas poderão funcionar entre 8h e 18h. As feiras de arte e artesanato também estão permitidas a partir desta sexta-feira.

Estava prevista para a fase 3B a liberação de torcida nos estádios de futebol e outras competições esportivas, com limite de um terço da capacidade. Isso, porém, mudou. Os eventos esportivos seguem liberados sem a presença de torcedores. Crivella explicou que não houve consenso quanto à garantia da segurança, em relação ao risco de contágio, no acesso dos torcedores aos estádios e também dentro deles.

- Precisamos estar seguros quanto a um plano para que as regras de afastamento social sejam respeitadas. Tem a questão do transporte: como garantir que não haverá aglomeração no deslocamento dos torcedores? - disse Crivella.



Atividades ao ar livre e exercícios individuais seguem na mesma base

Parques e praças serão abertos e, assim como nas praias, seguem permitidas as atividades físicas individuais, sem modificação alguma em relação à fase anterior.

Clubes, associações, hipódromos e quadras de aluguel podem abrir, mas seguem vedados os esportes de contato, como lutas e artes marciais, por exemplo. Escolinhas de treinamento e eventos em espaços fechados permanecem proibidos. Ainda no segmento de esportes e lazer, continuam vedadas a sauna e a hidromassagem.

Prefeito planeja servir merenda antes da volta às aulas, e seis mil merendeiras serão testadas

Creches e escolas públicas e privadas permanecem fechadas na fase 3B. O prefeito, no entanto, pretende abrir os refeitórios de escolas municipais, especialmente as localizadas em áreas mais carentes, para ajudar na alimentação dos alunos.

Para isso, as seis mil merendeiras estão sendo submetidas a testes de covid-19. Quem estiver imune será convocado de volta ao trabalho, e todas as medidas de prevenção e proteção para evitar risco de contágio serão tomadas.

Como na fase anterior, hotéis e hostels estão autorizados a funcionar, com os devidos cuidados de proteção aos clientes. Os pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, permanecem fechados.

Comércio de rua e shopping centers mantém limite de frequência inferior à lotação

Em relação ao comércio, as regras em vigor desde fases anteriores seguem valendo. Tanto na rua quanto nos shoppings, permanece o limite de lotação, além do controle de acesso dos consumidores e exigências para que seja mantido o distanciamento social e que se exija o uso de máscaras. Os ambulantes legalizados seguem autorizados a trabalhar. As barracas de praia, os camelôs de ponto fixo e os que que atuam de maneira itinerante nas areias seguem proibidos.

Ocupação de leitos de enfermaria e UTI, contágio da Covid-19 e média de mortes caem, apesar do inverno

Crivella ressaltou que os anúncios sobre as fases de flexibilização são feitos após reuniões com o conselho científico que auxilia a Prefeitura na luta contra o novo coronavírus. As decisões se baseiam em indicadores que apontam velocidade de contágio, ocupação de leitos de enfermaria e UTI para covid-19, número de óbitos na cidade e casos de síndrome gripal, avaliados e somados a cada 15 dias e que vêm diminuindo, apesar do início do inverno.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.