O piloto brasileiro Christian Fittipaldi, de 47 anos, anunciou que vai se aposentar do automobilismo em janeiro de 2019. Na ocasião, ele disputará as 24 de Daytona pela última vez, prova que ele já conquistou o título em três oportunidades.
Filho de Wilson Fittipaldi Júnior e sobrinho de Emerson Fittipaldi, ele foi o único piloto do Brasil que correu na Fórmula 1, Fórmula Indy, Nascar e em diversas categorias de Endurance.
Em anúncio divulgado através de um vídeo em suas redes sociais, Christian fez questão de agradecer a sua família, a todas as equipes das categorias por onde passou e também aos seus patrocinadores. Ele também falou que agora um “capítulo novo” se abre.
“Tudo na vida tem um começo, meio e fim. Depois de 38 anos, eu anunciei que em 2019 vou disputar minha última corrida. Eu gostaria de agradecer, primeiramente, a todos os meus familiares. Se não fosse por vocês, nunca teria chegado aonde cheguei”, afirmou o piloto.
Títulos nas categorias de base e convivência com Senna e Barrichello na F1
Christian estreou no kart aos 10 anos e disputou seis vitoriosas temporadas, com provas no Brasil e na Europa. Aos 17 anos, foi vice-campeão da Fórmula Ford. No ano seguinte, campeão da Fórmula 3 Brasileira e, em 1990, da Sul-Americana. Em 1991, ele conquistou o título da F-3000, último andar antes da Fórmula 1, chegando à categoria um ano depois.
Competindo pela Minardi (92 e 93) e Footwork (94), Christian conviveu de perto com Ayrton Senna e Rubens Barrichello (de quem é amigo até hoje desde a infância), Tendo o quarto lugar como melhor resultado em três oportunidades: GPs da África do Sul (93), Pacífico e Alemanha (ambos em 94), sua melhor colocação em um campeonato foi o 15º lugar em 1993.
Correndo contra o tio na Fórmula Indy
Correndo nos Estados Unidos, Christian passou a dividir as pistas com Emerson, seu tio, que competia na Indy desde 1987. Logo no primeiro ano, em 1995, ele chegou em segundo nas 500 Milhas de Indianápolis, sendo o melhor estreante da tradicional prova à época, que foi vencida por Jaques Villeneuve.
Competindo na Indy (que por problemas internos passou a se chamar CART em 1996) até 2002, os melhores resultados do brasileiro foram em 1996 e 2002, quando terminou em quinto na tabela. Christian conquistou duas vitórias na categoria, sendo que a mais importante foi a das 500 Milhas de Fontana, em 2000, prova que sacramentou o título de outro brasileiro, Gil de Ferran, nos Estados Unidos.
Nascar, Stock Car Brasil, Endurance e futuro como dirigente
Saindo dos monopostos, o brasileiro passou a competir na Nascar em 2003 e também correu em algumas etapas da Stock Car. Mas foi em provas de longa duração que Christian conseguiu seu auge. Correndo nas 24 Horas de Daytona, ele foi campeão em 2004, 2014 e 2018, além de ser tetracampeão americano de endurance.
Em 2018, iniciou sua transição para o cargo de diretor esportivo do time americano disputando algumas provas de endurance e, em outras corridas, atuando como parte do time de engenharia e desempenho, além do contato com os patrocinadores.