O mais recente post de Madonna no Instagram recebeu da rede social um alerta de "fake news". A cantora, que já contraiu a Covid-19, publicou um vídeo no qual faz campanha pelo uso da cloroquina no tratamento para pacientes infectados pelo novo coronavírus. "Informação falsa. Checado por verificadores de fatos independentes", diz a mensagem.
A publicação compartilhada por Madonna é um vídeo de mais de 5 minutos de duração, no qual aparece uma médica negra, que se identifica como Stella Immanuel. Diante de jornalistas, ela afirma ter aplicado hidroxicloroquina em diversos pacientes internados por Covid-19, e que nenhum deles morreu sob seus cuidados no hospital.
"A verdade irá nos libertar! Mas algumas pessoas não querem ouvir a verdade. Especialmente as pessoas no poder que ganham dinheiro com essa longa busca por uma vacina, que foi comprovada e está disponível há meses. Preferem deixar que o medo os controle e deixar que os ricos fiquem mais ricos, e que os pobres e doentes fiquem mais doentes. Esta mulher é minha heroína. Obrigado, Stella Immanuel", escreveu a cantora na legenda da publicação.
A médica Stella Immanuel tem uma série de opiniões questionadas por sua categoria. Além de defender o uso da cloroquina, ela diz que doenças ginecológicas podem ser provocadas por sexo com almas do mal e que os Estados Unidos são governados por espíritos reptilianos.
No vídeo publicado por Madonna, Immanuel diz que os 350 pacientes que ela tratou com a hidroxicloroquina sobreviveram à Covid-19 e afirmou que o remédio é tão poderoso que o uso de máscaras é desnecessário para se proteger do novo coronavírus.
O medicamento, defendido por Donald Trump e Jair Bolsonaro, foi comprovado cientificamente que não é eficaz no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Não traz resultados positivos
O estudo mais recente feito por pesquisadores de um consórcio de instituições de saúde brasileiras, chamado Coalizão Covid-19 Brasil, reforçou que a cloroquina não traz resultados positivos e que os pacientes submetidos aos testes apresentaram piora nos sintomas.
Madonna recebeu uma enxurrada de críticas por sua publicação e foi cancelada pelos internautas. No Twitter, seu nome rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados por ter disseminado fake news.
Confira as reações negativas de internautas: