Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói já resgataram 935 animais silvestres no município apenas neste ano. Entre as espécies estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outros.
Na maioria dos casos, os agentes especializados chegaram até cada local através de ligações feitas por moradores para o telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e direciona as ocorrências para os departamentos responsáveis de acordo com o tipo de atendimento.
A orientação da Guarda Municipal é que, caso vejam um animal silvestre em área residencial, os moradores devam acionar os agentes, que são treinados para o resgate e os primeiros socorros. A partir daí, é feita uma avaliação do animal para tratamento ou soltura, se for o caso, em seu habitat natural. Quando os animais estão feridos, são encaminhados para institutos parceiros de acordo com a espécie, marinha ou silvestre.
Esta semana, três animais silvestres foram reintegrados à natureza. Uma capivara e duas cobras da espécie jiboia foram resgatadas na Região Oceânica na terça (28) e quarta-feira (29). No total, 19 cobras - sendo cinco jiboias - e três capivaras foram capturadas em área urbana só este mês. Nenhum dos animais estava ferido e todos foram devolvidos ao habitat natural.