A prefeitura de Japeri, cidade localizada na Baixada Fluminense, exonerou hoje (04) o estudante Yuri Santos Oliveira, de 19 anos, do posto de secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.
A exoneração de Yuri foi assinada na última sexta-feira (31) por Cezar de Mello (PSB), prefeito em exercício de Japeri, mas publicada apenas hoje no DOM (Diário Oficial do Município).
Estudante ocupava cargo desde abril
Ontem (03), a TV Globo reportou que Yuri ocupava o cargo de secretário na Prefeitura de Japeri desde abril. Na pasta, o jovem chefiava a própria mãe e também a avó.
Mesmo não possuindo experiência em gestão pública, Yuri recebia um salário de pelo menos R$ 10 mil no comando da secretaria.
Segundo a TV Globo, a mãe e a avó de Yuri eram ligadas ao ex-secretário da pasta, Kérly Gustavo Bezerra Lopes, o que explicaria a nomeação.
Ambas atuaram como cabos eleitorais de Carlos Moraes Costa (PP), ex-prefeito da cidade, nas eleições municipais de 2016.
Dois anos depois, em 2018, Carlos Moraes foi preso na Operação Sênones, que investigava a ligação de políticos com quadrilhas na Baixada Fluminense.