Alemanha vira e segue viva na Copa
Toni Kross mostrou toda a sua classe no golaço que definiu a vitória da Alemanha
(FOTO: Reprodução/Twitter Federação de Futebol da Alemanha)
Das cinzas no intervalo, ao sair com um placar negativo de 1 a 0, à classificação heroica no segundo tempo, quando virou para 2 a 1. Foi assim que a Alemanha reverteu o quadro em 49 minutos e voltou a ter chance de classificação às oitavas. Com gols de Marco Reus aos 2 minutos e Toni Kroos aos 49, os campeões mundiais triunfaram por 2 a 1 sobre a Suécia, mudando completamente o panorama do grupo. Com os mesmos quatro pontos da Suécia, a Alemanha enfrenta a eliminada na Coreia do Sul na última rodada. Já os suecos terão como adversário o México, líder com seis pontos.
O primeiro tempo deu a impressão de que a Suécia sairia de campo com uma vitória maiúscula. Os suecos começaram a explorar os contra-ataques e ameaçaram o gol de Neuer. A Alemanha tentava reagir. Aos 31, Toivonen aproveitou erro de passe de Toni Kroos e abriu o placar com um toque de categoria, encobrindo o goleiro da Alemanha. A situação piorou quando o volante Rudy deixou o campo de jogo ainda no primeiro tempo, após receber uma pancada no nariz em lance acidental.
Aos 31 minutos, a Suécia mostrou sua força. Kroos errou passe, os suecos tabelaram e o atacante Toivonen tocou por cobertura para enganar o goleiro Neuer.
A desvantagem desestabilizou a Alemanha. Apesar de quase chegar ao empate, a equipe viu a Suécia melhorar em campo e ter duas chances para ampliar.
No intervalo, o técnico Joachim Löw colocou o atacante Mario Gomez e a equipe começou a reagir e buscar mais o ataque. Logo aos 3 minutos, Reus finalizou de joelho para empatar.
Tensa, a Alemanha errava no último passe, enquanto a Suécia mantinha-se organizada taticamente, jogando em contra-ataque.
O drama alemão aumentou aos 36 minutos da etapa final. Boateng foi expulso. Quem pensou que jogando com um a menos, o time alemão ficaria perdido, errou. A Alemanha foi para o tudo ou nada, explorando bem as características de seu ataque. Aos 39, Gomez quase marca de cabeça. O sueco Olsen salvou.
Os acréscimos foram eletrizantes. O alemão Brandt acertou um chute na trave e, na resposta, a Suécia quase fez. No último lance do jogo, aos 49, Reus ajeitou e Kroos colocou uma bola com curva no ângulo de goleiro. Golaço e festa alemã em Sochi.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 2X1 SUÉCIA
ALEMANHA: Neuer; Kimmich, Boateng, Rüdiger e Hector (Brandt); Rudy (Gundogan), Kroos e Draxler (Gomez); Muller, Reus
Werner. Técnico: Joachim Löw
SUÉCIA: Olsen; Lustig, Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Ekdal, Larsson, Claesson (Durmaz) e Forsberg; Toivonen
(Guidetti) e Berg (Thelin). Técnico: Janne Andersson
GOLS - Toivonen, aos 32 minutos do primeiro tempo. Reus, aos 3, Kroos, aos 50 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS - Ekdal, Boateng, Larsson
CARTÃO VERMELHO - Boateng
ÁRBITRO - Szymon Marciniak (Fifa/Polônia)
PÚBLICO - 44.287 torcedores
LOCAL - Estádio Fisht, em Sochi (Rússia)