Comandando a Superintendência da Área de Planejamento 3.4 há um ano e meio, o superintendente Romildo Jucá enalteceu as conquistas desde que assumiu a pasta, mas reconheceu que ainda é necessário avançar.
Premiado com a Medalha Pedro Ernesto na última terça-feira (14), ele conversou com o "Portal Eu, Rio!" sobre o trabalho que atende aos bairros de Inhaúma, Maria da Graça, Engenho da Rainha, Thomás Coelho, Del Castilho, Higienópolis e Complexo do Alemão. Para Jucá, a prioridade é dar moradia digna aos moradores da comunidade Parque Everest.
"Com as chuvas que aconteceram em março do ano passado, tivemos que dar atenção a 450 famílias que moram no Parque Everest há mais de 25 anos e que estavam desassistidas. Desde aquela época, estamos atuando para entregar no final da nossa gestão as casas do "Minha Casa, Minha Vida" para as pessoas que moravam de forma desumana naquele local", afirmou.
O local onde será entregue o conjunto habitacional popular tem sido alvo de discussão. No terreno se encontra o Everest Atlético Clube. Por causa da Lei 3372/02, de autoria do então vereador Otávio Leite (hoje Deputado Federal pelo PSDB-RJ), a área é considerada "Non Aedificandi", ou seja, não pode ser removida. Jucá comentou sobre as discussões e como está a situação atual.
"A Câmara Municipal chegou a um consenso de que a lei deveria ser modificada para permitir que o prefeito fizesse a obra nesse terreno. O que a gente planeja é aproveitar melhor a região pensando nos moradores da comunidade. Após as discussões na casa, conseguimos mudar a lei para que isso seja concluído até o fim da nossa gestão. Mas é importante falar que o prefeito fez diversas propostas para ajudar o clube a não ficar desassistido, tanto que o representante desse grupo, que é o vereador Felipe Michel (PSDB), tem conversado conosco para chegarmos a um denominador comum para que o clube não deixe de fazer as suas atividades", argumentou o superintendente.
Romildo Jucá defendeu o trabalho de Marcelo Crivella à frente da Prefeitura do Rio e falou que o atual prefeito além de visitar as comunidades com frequência, tem trabalhado com poucos recursos. O superintendente citou como exemplo uma série de projetos em desenvolvimento voltados para as atividades econômicos, como a regulamentação do trabalho dos ambulantes nas praças da região.