Com dificuldades por conta dos desfalques, o Vasco segurou o ataque do Santos e empatou por 2 a 2, na Vila Belmiro, na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo contou com boa estreia de Ygor Catatau, que deu assistência para o gol de Fellipe Bastos.
Ramon Menezes escalou o time titular com novidades, principalmente na defesa, como: Marcelo Alves na zaga e Ygor Catatau no ataque. Os dois jovens estreantes que vieram do Madureira receberam uma chance de ouro do treinador, que estava sem opções devido aos desfalques. Já Cuca, surpreendeu ao improvisar o volante Alison no lugar do zagueiro Luan Peres, na tentativa de parar Germán Cano.
Já no primeiro lance, com 11 segundos de jogo, Cano aproveitou um erro na defesa do Santos e por pouco não abriu o placar com uma bola no travessão. O Vasco tomou conta da posse de bola nos primeiros minutos, porém o Santos foi equilibrando a partida e, após uma falha do zagueiro Marcelo Alves, Soteldo faz um belo cruzamento e Lucas Veríssimo aproveitou a oportunidade e abriu o placar para o peixe com um belo gol de cabeça.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, o Santos teve mais uma chance boa, porém o goleiro Fernando Miguel, em mais uma boa atuação, tirou o perigo. Já o Vasco, sem criação de jogadas pelo meio, seguiu o primeiro tempo apostando nas jogadas individuais de Ygor Catatau, Benítez e Cano.
O Vasco conseguiu o empate com um gol de Fellipe Bastos, aos 40 minutos, após o cruzamento de Catatau, que precisou passar pelo VAR para avaliar se o jogador estava impedido. O lance levou 5 minutos para ser analisado pela arbitragem e o gol só foi confirmado aos 45 minutos.
Os destaques da partida no primeiro tempo do lado do Santos foram Pará, com uma boa marcação pela direita, Lucas Veríssimo, que foi autor do gol e administrou bem a marcação e Soteldo, dando trabalho para a defesa cruzmaltina na esquerda. Do lado do Vasco, uma boa atuação do estreante Ygor Catatau, que demonstrou que não sentiu o peso da camisa, e Fellipe Bastos, que está em uma fase goleadora.
No segundo tempo, Cuca escolheu substituir o volante Jobson, que não estava tendo uma boa atuação, pelo zagueiro Luan Peres. Com isso, Alison voltou para a posição de volante.
O Santos começou o segundo tempo pressionando com um chute perigoso de Pará, após um espaço encontrado na lateral direita. E o Vasco seguiu buscando oportunidades nos contra-ataques, em uma delas, levou perigo com um chute de Andrey aos sete minutos, que assustou, mas saiu pela linha de fundo.
Após uma falta em Soteldo que surgiu em uma jogada errada de Andrey, Marinho ampliou o placar aos 12 minutos do segundo tempo e fez o segundo para o peixe. Em resposta, Ramon Menezes abriu Benítez pela direita e colocou Ribamar no lugar de Juninho.
Aos 24 minutos mais uma vez o jogo é paralisado pelo VAR, para analisar se a bola bateu na mão esquerda de Alison, e o pênalti foi confirmado. Cano foi para a bola e converteu o gol para o time da colina aos 27 minutos.
Com o gol de empate, o técnico cruzmaltino escolheu voltar ao esquema tradicional com Parede no lugar de Cano e Bruno César no lugar de Ygor Catatau, para conseguir segurar o resultado e travar o ataque santista.
Aos 50 minutos Ribamar perdeu uma grande oportunidade após um contra-ataque. O Vasco acordou para o jogo após o segundo gol e conseguiu segurar bem após Ramon Menezes investir na defesa em suas substituições.
Com boa atuação dos estreantes e substituições cruciais de Ramon Menezes, mesmo com a pressão do peixe, foi um bom resultado para o cruzmaltino.
Mesmo com duas partidas em casa, o Santos só conseguiu somar um ponto. Já para o Vasco, o resultado foi bom pelas circunstâncias. Na tabela, o Vasco se manteve em 3° lugar, com 11 pontos, na corrida pela liderança. O Santos desceu para o 11° lugar, com 8 pontos. Na próxima rodada, o Vasco joga em casa contra o Athletico-PR e o Santos joga na casa do Ceará.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 VASCO
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Gol: Lucas Veríssimo (20 minutos do 1° tempo); Fellipe Bastos (40 minutos do 1° tempo); Marinho (13 minutos do 2° tempo); Cano (27 minutos do 2° tempo);
Cartões amarelos: Jobson (26 min - 1° tempo); Miranda (12 min - 1° tempo); Diego Pituca (40 min - 2° tempo); Guilherme Parede (48 - 2° tempo)
SANTOS: João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Alison (Lucas Braga) e Felipe Jonatan (Jean Mota - Arthur Gomes); Jobson (Luan Peres), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Soteldo e Raniel (Kaio Jorge).
VASCO: Fernando Miguel, Pikachu, Miranda, Marcelo Alves, Henrique; Andrey, Fellipe Bastos (Carlinhos), Juninho (Ribamar), Ygor Catatau (Bruno César), Benítez (Neto Borges) e Cano (Parede).