Após nove jogos sem vencer, o Vasco conseguiu a vitória na Ilha do Retiro. Na tarde deste sábado, o Gigante da Colina ganhou de 2 x 0 do Sport pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em dia iluminado, Cano que estava sem marcar desde Setembro, marcou dois gols e garantiu a vitória para o Cruzmaltino, que conseguiu respirar e sair da zona de rebaixamento. Foi a primeira vitória do técnico Sá Pinto no Brasileirão. Já o Leão tentou chegar à quarta partida sem perder, criou muito pouco e errou passes e finalizações.
O Vasco vai a 22 pontos e volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Fortaleza, numa partida atrasada da 16° rodada. Já o Sport continua com seus 15 pontos e enfrenta o Atlético-GO na segunda-feira (23).
Cano abre o placar para o Vasco, após dois meses de jejum
Os times começaram marcando bem, diminuindo espaços e dificultando a criação das jogadas um do outro. Porém, o Vasco estava ocupando mais a defesa adversária e levando mais perigo. A primeira boa finalização do Cruzmaltino foi aos 13 minutos: Neto Borges achou Léo Mattos na área e cruzou, mas o lateral finalizou de primeira para fora. Após cinco minutos, o Sport também ameaçou com Leandro Garcia, que recebeu um cruzamento e finalizou direto, mas Fernando Miguel espalmou.
O Gigante da Colina abriu o placar aos 24 minutos: Cano desencantou e saiu do jejum de dois meses sem marcar. Léo Gil subiu pela esquerda e tocou para o atacante, que se antecipou ao zagueiro adversário e tocou para o fundo das redes. Com o gol, a equipe recuou um pouco e o leão da ilha ameaçou duas vezes: aos 32 minutos, Thiago Neves levantou na área para Lucas Mugni, que dominou e finalizou por cima do gol. E a outra foi aos 46 minutos: Thiago Neves achou Leandro Garcia, mas o atacante, que estava impedido, finalizou mal. Um minuto depois, o Cruzmaltino teve uma boa chance com Léo Matos, que finalizou e Maílson fez uma grande defesa.
O matador Cano atua novamente e garante o resultado
Os times voltaram buscando o gol nessa segunda etapa. O Vasco só precisou chegar uma vez ao ataque para marcar novamente com o matador Cano. Após o auxiliar marcar impedimento do atacante, o árbitro de vídeo analisou o lance e foi efetivado o gol, aos 9 minutos. Apesar do Sport ter maior posse de bola, só conseguiu uma boa chance, aos 18 minutos. Marquinhos recebeu, fez o corte para a direita na área e finalizou no canto esquerdo de Fernando Miguel, mas a bola passou rente à trave.
O Leão da ilha mesmo tendo controle da bola, não conseguiu criar boas jogadas ofensivas e, errou muito no último passe e nas finalizações. Chegou mais duas vezes ao ataque: uma com Maidana, aos 40 minutos, que recebeu na grande área e finalizou, mas Fernando Miguel defendeu. E outra seis minutos depois: Júnior Tavares bateu cobrança de falta na área e o time teve boa chance com cabeceio que passou raspando a trave vascaína.Enquanto o Gigante da Colina seguiu controlando o resultado, mesmo um pouco mais recuado, chegou algumas vezes ao ataque e não sofreu pressão.
FICHA TÉCNICA
SPORT 0 X 2 VASCO
Gol: Cano ( VAS 24’/ 1 T), Cano ( VAS 9’/2 T)
Cartão Amarelo:Tiago Reis ( 44’/ 2 T)
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Thiago Americano Labes (SC) e Jhonny Barros de Oliveira (SC)
SPORT: Maílson;Patric, Maidana, Adryelson, Sander; Ricardinho( Marquinhos 16’/ 2T), Márcio Araújo (Júnior Tavares 29’/2T); Lucas Mugni; Thiago Neves (Hernane 32’/2T), Jonatan Gómez ( Mikael 00’/ 2T) e Leandro Barcia. Técnico: Jair Ventura
VASCO: Fernando Miguel, Marcelo Alves, Werley(Jadson 22’/2T) e Ricardo Graça; Léo Mattos, Léo Gil, Andrey, Martín Benítez( YagoPichachu 18’/2T) e Neto Borges; Talles Magno e Germán Cano( Tiago Reis 31’/2T). Técnico: Ricardo Sá Pinto