TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Inclusão para o Povo Preto nas empresas

Plataforma quer incluir negros no mercado de Trabalho

Por Portal Eu, Rio! em 25/11/2020 às 09:00:00

Segundo Laudo Nascimento, objetivo é cadastrar de forma gratuita todos os prestadores de serviços negros, independente da área de atuação. Foto: Divulgação

De acordo com o IBGE, os negros representam 51% dos brasileiros, embora sejam os mais desfavorecidos no que diz respeito a inclusão no mercado de trabalho por conta do racismo. De olho nessa situação, o empreendedor paulista Laudo Nascimento acaba de lançar no mês da Consciência Negra o site povopreto.com.br. O objetivo é cadastrar de forma gratuita todos os prestadores de serviços negros, independente da área de atuação.

“Queremos ter diaristas, mecânicos, tatuadores, cabeleireiros, encanadores, psicólogos, advogados, arquitetos, médicos, dentistas, fisioterapeutas, etc… Queremos o black money primeiramente circulando entre nós pretos, pois nossa representatividade começa por nós quando consumimos produtos e serviços do nosso povo preto”, define Laudo.

A plataforma de serviços quer funcionar como uma vitrine digital para profissionais negros, em grande parte invisibilizados pelo mercado.

"Muitas pessoas tem aquela desculpa de dizer que não contratam negros porque não sabem em qual lugar encontrar. Agora com a plataforma já vão poder conhecer", destaca o empreendedor.

O serviço é totalmente gratuito para pessoa física. Já para empresas que queiram se cadastrar no site é cobrado um valor simbólico de adesão, de R$ 47,00. A contribuição visa ajudar na manutenção da iniciativa, que está sendo financiada com recursos próprios.

A proposta também expõe uma realidade gritante para os negros no Brasil: Dados recentes revelam que o rendimento domiciliar per capita médio, em 2018, da população negra foi R$ 912 menor do que o da população branca no Brasil. Além disso, a taxa de desocupação média, em 2018, foi 4,6% maior para os que se identificam como pretos ou pardos.

Números que destacam a desigualdade social no Brasil, notadamente reforçada pela cor da pele. Diante deste cenário, iniciativas como a do Laudo procuram estabelecer um parâmetro na luta por maior igualdade racial no Brasil.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.